Gasóleo vai ter maior aumento desde Janeiro
O petróleo acumula uma queda de mais de 2% esta semana nos mercados internacionais. Mas ao contrário do habitual, os preços dos combustíveis cotados registaram uma evolução distinta, o que vai colocar um ponto final à série de cinco semanas de descidas no preço da gasolina e do gasóleo nos postos de abastecimento em Portugal.
PUB
De acordo com as cotações disponibilizadas pela Bloomberg, o preço médio da tonelada métrica do gasóleo aumentou quase 5% esta semana, face às cinco sessões anteriores. No caso da gasolina, a subida foi um pouco mais contida, com a tonelada métrica a avançar 3%.
Tendo por base estas cotações, os cálculos do Negócios apontam para uma subida de 2 cêntimos no preço de venda do gasóleo e de 1 cêntimo na gasolina, nos postos de abastecimento em Portugal. A subida poderá não ser tão forte caso a tendência de queda dos combustíveis nos mercados se prolongue durante esta sexta-feira.
PUB
A confirmarem-se estes aumentos, que foram confirmados ao Negócios por fonte do sector, será a primeira vez em seis semanas que os portugueses vão pagar mais pelos combustíveis. Segundo os preços médios disponibilizados pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), nas cinco semanas anteriores o gasóleo baixou 4,5 cêntimos e a gasolina ficou 4 cêntimos mais barata.
PUB
Caso se confirmem os aumentos acima indicados, o gasóleo simples passará na segunda-feira a ter um preço médio de 1,20 euros e a gasolina simples subirá para 1,424 euros. No caso do gasóleo, trata-se do maior aumento semanal de preços desde a segunda semana de Janeiro. Já a gasolina registará a subida mais expressiva desde Maio.
Mais lidas
O Negócios recomenda