Petróleo cai para mínimos de três meses com aumento da produção do Irão
Os preços do petróleo estão a cair esta segunda-feira, 14 de Novembro, pela terceira sessão consecutiva, penalizados pelo aumento da produção do Irão e pelos dados que mostram que o número de plataformas petrolíferas operadas nos Estados Unidos é o maior desde Fevereiro.
PUB
O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, desce 1,5% para 42,76 dólares, o valor mais baixo desde 20 de Setembro. Já o Brent, transaccionado em Londres, desce 1,16% para 44,23 dólares, depois de já ter tocado em mínimos de 11 de Agosto, nos 44,14 dólares.
Segundo o Ministério do Petróleo do Irão, o país aumentou a produção em três campos para 250 mil barris por dia, um valor que compara com os 65 mil barris diários que produziam em 2013.
PUB
O Irão já comunicou à Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) que, no mês passado, aumentou a sua produção total em 210 mil barris por dia para 3,92 milhões – o maior acréscimo desde que as sanções foram levantadas, em Janeiro.
O petróleo tem vindo a perder terreno nas últimas semanas devido ao cepticismo sobre a capacidade da OPEP de implementar um acordo na sua próxima reunião, em Viena, a 30 de Novembro.
O cartel precisa de chegar a um entendimento sobre a forma como serão divididos os cortes da produção, que deverá ter um tecto máximo entre 32,5 e 33 milhões de barris por dia.
PUB
Segundo antecipou a Agência internacional de Energia, no passado dia 10 de Novembro, a menos que o grupo promova cortes significativos, os preços podem recuar ainda mais num cenário de crescimento da oferta global.
Saber mais sobre...
Saber mais Irão Estados Unidos Nova Iorque Londres Organização dos Países Exportadores de Petróleo petróleoMais lidas
O Negócios recomenda