Petróleo em queda ligeira em dia de baixo volume de transacções
Os preços do petróleo estão em queda ligeira nos mercados internacionais. O West Texas Intermediate, negociado em Nova Iorque, desce 0,57% para 59,38 dólares por barril. E o Brent do Mar do Norte, que serve de referência para as importações nacionais, cede 0,14% para 65,28 dólares por barril.
PUB
Este comportamento dos preços da matéria-prima tem lugar numa altura que os volumes transaccionados são baixos, segundo a Bloomberg. A bolsa inglesa e a bolsa alemã estão encerradas, dado que é feriado no país, algo que também se verifica nos Estados Unidos, o que reduz a liquidez no mercado.
PUB
A recuperação dos preços do crude de um mínimo de seis anos está a fraquejar dado que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) mantém a sua produção para manter a sua quota de mercado. A próxima reunião da OPEP está agendada para o dia 5 de Junho.
"Os preços estão a cair num mercado pouco movimentado devido aos feriados nos Estados Unidos e [alguns países da] Europa", afirmou à Bloomberg Christopher Bellew, da britânica Jefferies International. "A deterioração da situação na Síria e no Iraque não deram estímulos ascendentes aos preços do petróleo", acrescentou.
PUB
Entretanto este domingo, 24 de Maio, Nicolas Maduro, presidente da Venezuela, apelou a uma estabilização dos preços da matéria-prima, num discurso transmitido pela televisão e rádio. A economia venezuelana, um país produtor de crude, tem sido afectada pela quebra nos preços do petróleo, ainda que esse não seja o único motivo para a frágil situação económica.
PUB
A inflação na Venezuela ultrapassava os 60% no ano passado, de acordo com uma notícia do El País publicada em Fevereiro deste ano, sendo que a economia entrou em recessão desde meados do ano passado. O Fundo Monetário Internacional aponta para uma contracção económica na ordem dos 7% para este ano depois de em 2014 o PIB ter caído 4%.
Mais lidas
O Negócios recomenda