Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Chegou à Europa o primeiro petroleiro iraniano em quatro anos

O embargo ao Irão chegou ao fim em Janeiro e, dois meses depois, chegou à Europa um petroleiro vindo do país do Médio Oriente. Com bandeira portuguesa, este é o primeiro com origem iraniana em quatro anos. E apesar de o Presidente do Irão apontar que as exportações ainda vão aumentar, o petróleo negoceia indiferente, ao valorizar quase 2%.

petróleo crude
Bloomberg
André Tanque Jesus andrejesus@negocios.pt 07 de Março de 2016 às 10:19
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O embargo ao Irão chegou ao fim em Janeiro deste ano, abrindo então a porta ao comércio do país com o mundo, nomeadamente à exportação de petróleo. E dois meses depois, já chegou à costa europeia o primeiro carregamento.

Em Algeciras, na costa espanhola, perto de Gibraltar, atracou no domingo, 6 de Março, o petroleiro Monte Toledo. Com bandeira portuguesa, este é o primeiro com origem no Irão, desde que foi imposto o embargo por Bruxelas. E outros se seguem, explica a Bloomberg, já que 29 petroleiros foram abastecidos no Irão em Fevereiro.

O regresso do país ganha ainda mais importância já que o Presidente do Irão, Hassan Rouhani, afirmou também no domingo que as exportações de petróleo aumentarão em breve. Indiferente a estas declarações está a negociar a matéria-prima. O Brent, transaccionado em Londres, avança 1,55% para 39,32 dólares por barril, naquela que é a sexta sessão consecutiva de ganhos. Já o West Texas Intermediate, em Nova Iorque, valoriza por esta altura 1,67% para 36,52 dólares.


A possibilidade de um acordo, que colocasse um ponto final no embargo aos produtos do Irão, levou logo os investidores a fazerem as contas. É que cotação do petróleo estava já muito baixa, devido ao excedente de matéria-prima no mercado. E com o país do Médio Oriente de regresso ao mercado, as perspectivas para o preço do "ouro negro" pioraram. Contudo, esta segunda-feira, os preços mantêm a tendência de recuperação das últimas sessões.

(Notícia actualizada às 15:50, com mais informação)

Ver comentários
Saber mais petróleo OPEP Organização dos Países Produtores de Petróleo Irão Brent WTI matérias-primas mercados
Mais lidas
Outras Notícias