Bolsas e juros em alta ligeira antes do BCE
Os mercados em números
PSI-20 sobe 0,04% para 5.131,80 pontos
PUB
Stoxx 600 ganha 0,03% para 374,08 pontos
Nikkei valorizou 0,20% para 19.396,52 pontos
Juros da dívida portuguesa a dez anos sobem 0,3 pontos para 2,849%
PUB
Euro valoriza 0,21% para 1,1941 dólares
Petróleo em Londres desce 0,13% para 54,13 dólares o barril
PUB
Bolsas europeias com ganhos ligeirosAs bolsas europeias seguem em alta ligeira esta quinta-feira, 7 de Setembro, prolongando o optimismo da sessão norte-americana e asiática, depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump ter chegado ontem a um acordo com os democratas para aumentar o tecto da dívida dos Estados Unidos e garantir o financiamento do governo até 15 de Dezembro.
A travar maiores ganhos está a valorização do euro, que pesa sobretudo no desempenho das empresas exportadoras, com maior exposição ao mercado externo.
PUB
O índice de referência para a Europa ganha 0,03% para 374,08 pontos.
PUB
Em Lisboa, o PSI-20 sobe 0,04% para 5.131,80 pontos, animado sobretudo pela Galp Energia, que valoriza 0,39% para 14,16 euros.
Juros da dívida pouco alterados à espera do BCE
PUB
Os juros da dívida da generalidade dos países do euro estão pouco alterados esta manhã, antes de serem conhecidas as conclusões da reunião mensal de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) que se realiza esta quinta-feira.
Não se espera qualquer alteração nos juros, sendo que a maioria dos economistas acredita que Mario Draghi vai aproveitar o encontro para preparar terreno para o anúncio, em Outubro, da diminuição do valor do programa de compra de activos a partir de 2018.
PUB
A ‘yield’ associada às obrigações portuguesas a dez anos sobe 0,3 pontos para 2,849%, enquanto na Alemanha o avanço é de 1,1 pontos para 0,359%, o que coloca o spread da dívida portuguesa face à germânica nos 249 pontos.
PUB
Euro valoriza pela quarta sessãoO euro está a ganhar terreno face ao dólar pela quarta sessão consecutiva, num dia em que o presidente do BCE, Mario Draghi, poderá dar pistas sobre a retirada dos estímulos à economia e deixar alertas sobre a valorização da moeda única.
Esta evolução acontece ainda depois de o vice-presidente da Reserva Federal norte-americana, Stanley Fischer ter anunciado que vai abandonar o cargo em meados de Outubro, dando margem a Trump para reformular a liderança da Fed mais cedo do que o previsto.
PUB
O euro ganha 0,21% para 1,1941 dólares.
Petróleo em queda ligeira após máximos de MaioO petróleo está a negociar em queda ligeira nos mercados internacionais, depois de ter atingido ontem o valor mais alto desde Maio.
PUB
Nesta altura, o Brent cai 0,13% para 54,13 dólares, enquanto o West Texas Intermediate (WTI), desce 0,24% para 49,04 dólares.
PUB
Os preços do crude foram sustentados pela reabertura das refinarias após a passagem do furacão Haley no Texas, o que intensificou a procura desta matéria-prima.
Hoje, a Administração de Informação em Energia (EIA – sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) apresentará o seu relatório com os dados semanais sobre os inventários de petróleo e de gás natural.
PUB
Ouro valoriza em cinco das últimas seis sessões
O metal precioso mantém a tendência de subida, numa altura em que as decisões dos principais bancos centrais mundiais continuam em foco. O ouro, que subiu em cinco das últimas seis sessões, valoriza nesta altura 0,27% para 1.337,78 dólares, enquanto a prata desce 0,02% para 17,8763 dólares.
Saber mais sobre...
Saber mais Abertura dos mercados bolsas bolsa nacional PSI-20 Europa Stoxx600 matéria-primas petróleo WTI Brent ouro euro dólarMais lidas
O Negócios recomenda