Fecho dos mercados: Bolsas sobem, juros afundam. Petróleo cai 1%
Os mercados em números
PUB
PSI-20 subiu 0,57% para 5.296,63 pontos
Stoxx 600 subiu 1,38% para 380,84 pontos
S&P 500 valoriza 0,07% para 2.090,66 pontos
PUB
"Yield" a 10 anos de Portugal recuou 11,4 pontos base para 2,416%
Euro recua 0,12% para 1,0630 dólares
Petróleo desce 1,07% para 42,41 dólares por barril
PUB
Bolsas avançam de olho nos estímulos
Após duas sessões em queda, as bolsas europeias regressaram aos ganhos. O Stoxx 600 somou 1,38%, com os investidores animados pela perspectiva de que o BCE avance com novas medidas de estímulo à Zona euro em Dezembro. Esse optimismo permitiu também à bolsa nacional acompanhar os ganhos, com o PSI-20 a somar 0,57% para 5.296,63 pontos.
PUB
Na bolsa nacional, a Galp Energia e o BCP foram as cotadas que mais puxaram pelo índice. A petrolífera liderada por Carlos Gomes da Silva avançou 1,24% para 9,86 euros, apesar da queda do petróleo, já o BCP valorizou 3,40% para 5,17 cêntimos. No restante sector, o BPI desceu 0,45% para 1,103 euros e o Banif ganhou 4,17% para 0,25 cêntimos, isto num dia marcado pela queda dos juros da dívida soberana.
PUB
Juros afundam à espera de Draghi
Os juros das obrigações soberanas dos países do euro registaram todos quedas acentuadas em reacção à notícia da Reuters, que avançou com os cenários que estão em cima da mesa para reforçar o programa de compras de activos do BCE. A expectativa em torno de novas medidas teve maior impacto nos títulos dos países da periferia da Zona Euro, especialmente Portugal.
PUB
No dia que o IGCP se financiou em 995 milhões com uma taxa de 2,4294%, acima do juro do leilão anterior, a taxa a 10 anos caiu 11,4 pontos base para 2,416%. Ao mesmo tempo, a taxa das "bunds" recuou em 4,6 pontos, para 0,471%, o que permitiu que o prémio de risco da dívida nacional caísse para 194,5 pontos.
Euribor estável a três meses. Sobe a seis
PUB
As Euribor inverteram a tendência das últimas sessões, já que se mantiveram a três meses e subiram a seis, nove e 12 meses. A taxa a três meses, em "terreno" negativo desde 21 de Abril, foi fixada em -0,104%, já a Euribor a seis meses, a mais utilizada nos créditos à habitação em Portugal, foi fixada em -0,031%, mais 0,002 pontos percentuais que na sessão anterior. A taxa a 12 meses avançou para 0,060%.
PUB
BCE leva euro a mínimos de Abril
A moeda única europeia chegou a negociar na casa dos 1,05 dólares, tocando no valor mais baixo desde Abril depois de Vítor Constâncio, vice-presidente do Banco Central Europeu, ter sublinhado os receios em torno da inflação. "Temos uma taxa de inflação muito baixa e queremos garantir a estabilidade dos preços", disse. O euro, que chegou a 1,0566 dólares, estava a perder 0,12% para 1,0630 dólares.
PUB
Mais reservas travam petróleo
O petróleo voltou às quedas depois de ter sido revelado um aumento nas reservas norte-americanas da matéria-prima. A Administração de Informação de Energia dos EUA revelou que os inventários aumentaram em 961 mil barris na semana passada, o que vem aumentar ainda mais os "stocks". Perante estes dados, e mesmo tendo em conta a tensão provocada pelo abate de um avião russo na Turquia, o West Texas Intermediate, em Nova Iorque, caia 1,07% para 42,41 dólares. O Brent, em Londres, perdia 1,3% para 45,52 dólares.
PUB
Ouro perto de mínimos de cinco anos
O ouro voltou a perder valor. Depois da ligeira subida na sessão anterior, o metal precioso recuou, aproximando-se da cotação mais baixa em cinco anos, depois de terem sido divulgados indicadores económicos positivos nos EUA que dão ainda mais força à perspectiva de que a Fed aumente a taxa de juro em Dezembro. O metal seguia a recuar 0,3% para os 1.072,42 dólares por onça.
PUB
Destaques do dia
PUB
Cavaco aceita lista de 17 ministros e 41 secretários de Estado do Governo de António Costa - A lista dos ministros que o líder do PS entregou terça-feira em Belém foi aprovada esta quarta-feira pelo Presidente da República. Veja a lista dos 17 ministros que vão integrar o XXI Governo Constitucional. E também dos 41 secretários de Estado.
Quem é quem no Governo de António Costa - São 17 os ministros que compõem o XXI Governo Constitucional, liderado por António Costa. Veja aqui quem são os membros do Executivo do Partido Socialista.
PUB
Portugal emite 995 milhões com juros mais altos - O instituto liderado por Cristina Casalinho emitiu um total de 995 milhões de euros em obrigações a 10 anos. Esta foi a última operação de dívida de médio e longo prazo do ano, ficando marcada por um custo de financiamento mais elevado.
PUB
Novas medidas de estímulo do BCE afundam juros da dívida de Portugal - A diminuição do impasse político em Portugal e a expectativa que o BCE vai penalizar os bancos que mais dinheiro depositam no banco central levou o juros da dívida portuguesa a 10 anos para os 2,4%.
BCE teme que subida dos juros da Fed agrave taxas da dívida na Zona Euro - A política monetária em vigor tem ditado uma queda acentuada nas taxas das obrigações soberanas. O acelerar do programa de compras deverá mantê-las baixas, mas podem subida com a inversão no ciclo de juros dos EUA.
PUB
BCE: Privatizações são importantes para garantir sustentabilidade da dívida - Apesar da melhoria dos custos de financiamentos, há países a abrandar os processos de ajustamento, ou mesmo a adiá-los por completo. Algo que colocará em causa a sustentabilidade da dívida, diz o BCE. Receios que os países poderão reduzir recorrendo às privatizações.
PUB
Acções da Abengoa afundam 70% após empresa preparar protecção dos credores - A Abengoa iniciou o procedimento para obter protecção dos credores, após a Gonvarri cancelar o acordo para investir 350 milhões na energética. As acções estão a recuar 69% na bolsa de Madrid.
O que vai acontecer amanhã
PUB
Feriado nos EUA – Tanto os mercados accionistas como os obrigacionistas norte-americanos estarão encerrados devido ao feriado do Dia de Acção de Graças. O encerramento das bolsas nos EUA deverá condicionar a negociação nos restantes mercados internacionais, sendo de prever uma sessão com menor liquidez do que o habitual.
PUB
Resultados em Lisboa – Depois de já quase todas as cotadas da bolsa portuguesa terem apresentado os seus resultados referentes ao terceiro trimestre, chega a vez de serem conhecidos os números trimestrais da Martifer.
Assembleia-geral do Benfica – O Benfica realiza uma assembleia geral de accionistas com vista à aprovação das contas. Nesta reunião magna estará também a votação um ponto que permitirá à administração passar ao lado dos accionistas na gestão da dívida.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Fecho de mercados Portugal Lisboa Madrid Paris Atenas Fed EUA Zona Euro BCE bolsa juros taxas petróleo euro dólar libra ouro Euribor BCP spread Alemanha Draghi China jurosMais lidas
O Negócios recomenda