Bolsas e petróleo no vermelho, juros em alta
Os mercados em números
PSI-20 desceu 0,27% para 5.383,69 pontos
PUB
Stoxx 600 caiu 0,24% para 390,70 pontos
S&P 500 ganha 0,25% para 2.670,69 pontos
"Yield" a 10 anos de Portugal sobem 4,3 pontos base para 1,884%
PUB
Euro valoriza 0,17% para 1,1762 dólares
Petróleo em Londres recua 1,39% para 62,46 dólares por barril
Bolsas no vermelho
PUB
As principais bolsas europeias terminaram a sessão desta quarta-feira em queda, numa altura em que crescem os receios dos investidores que a Zona Euro fique envolta em instabilidade política.
O parlamento italiano deverá ser dissolvido entre o Natal e o Ano Novo, de acordo com a Reuters. Fonte parlamentar da agência, indicou que as eleições naquela que é a terceira maior economia da área do euro devem decorrer a 4 de Março ou a 11 de Março. A decisão final sobre a data deve ser conhecida em breve.
O clima de incerteza política pode estar a ser gerado graças às indicações que estão a ser dadas pelas sondagens. O centro-direita deve ganhar a maioria dos lugares no parlamento, contudo não deve conseguir uma maioria absoluta, fazendo com que o cenário mais provável, para já, seja um parlamento suspenso.
PUB
O principal índice italiano liderou as quedas no Velho Continente, recuando 1,44%, seguido pelo CAC40, que desceu 0,51%. Em Lisboa, o PSI-20 perdeu 0,27%, penalizada pela Pharol e pelos títulos do sector energético. O Stoxx 600, índice de referência, cedeu 0,24%.
Nos Estados Unidos, as principais bolsas estão em alta, numa altura em que os investidores aguardam pela decisão da Fed. A expectativa do mercado é que a autoridade monetária determine uma subida da taxa de juro directora.
Juros em alta ligeira
PUB
Os juros da dívida pública nacional estão a registar em alta no mercado secundário, numa altura em que os juros da dívida italiana têm uma subida mais acentuada, podendo estar a ser penalizados pelo clima de incerteza.
A dez anos, os juros da dívida nacional estão a subir 4,3 pontos base para 1,884%, numa semana em que os investidores aguardam pela decisão da Fitch. Depois de em Setembro, a Standard and Poor’s ter surpreendido o mercado e subido o rating da dívida soberana nacional, os investidores esperam agora que Fitch seja a segunda grande agência a colocar a dívida portuguesa num nível acima de lixo. Uma decisão que pode ser conhecida na próxima sexta-feira. Esta expectativa tem levado a quedas acentuadas dos juros da dívida portuguesa no mercado secundário.
Os juros de Itália a dez anos subiram 9 pontos base para 1,797%. E os da Alemanha terminaram inalterados pontos base nos 0,314%. O prémio de risco da dívida nacional está nos 157,4 pontos.
PUB
Euro em alta ligeira
A moeda da Zona Euro está a ganhar terreno face ao dólar, avançando 0,17% para 1,1762 dólares. A moeda norte-americana pode estar a ser penalizado pelo facto da inflação em solo americano ter ficado abaixo do esperado. Isto numa altura em que o mercado espera pela decisão da Reserva Federal dos EUA.
Amanhã, na quinta-feira, é esperada a decisão do Banco Central Europeu (BCE), que deverá deixar o plano de compra de activos inalterado, assim como as taxas de juro, depois de ter alargado o seu programa por mais nove meses, até Setembro de 2018. Mario Draghi deverá, porém, traçar novas projecções para a economia do euro, incluindo o primeiro "outlook" para 2020.
PUB
Brent perde mais de 1%
Os preços do petróleo estão a cair nos mercados internacionais numa altura em que o crescimento dos inventários de gasolina está a ofuscar a queda das reservas de petróleo no principal hub norte-americano, localizado em Oklahoma.
Os dados da Administração de Informação Energética, publicados hoje, indicam que as reservas de crude caíram em 5,12 milhões de barris para o valor mais baixo desde Outubro de 2015.
PUB
O West Texas Intermediate recua 0,81% para 56,68 dólares por barril e o Brent do Mar do Norte desvaloriza 1,39% para 62,46 dólares por barril, aliviando assim das subidas recentes.
Ouro em alta
A cotação do ouro está em alta (+0,14% para 1.246,24 dólares por onça), numa altura em que os investidores aguardam pelo fim do encontro da Fed.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais fecho dos mercados mercados num minuto bolsa petróleo brent crude matérias-primas euro ouro jurosA importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais lidas
O Negócios recomenda