BCE faz disparar as compras de activos
As compras de activos do Banco Central Europeu (BCE) dispararam na última semana. A instituição liderada por Mario Draghi (na foto) investiu um total de 17.280 milhões de euros em cinco dias, o valor mais elevado desde Março. Quase um terço a mais do registado em igual período anterior.
PUB
O BCE investiu 13.022 milhões de euros na semana terminada a 11 de Setembro, através do programa de compra de activos do sector público (PSPP). Os dados publicados esta segunda-feira, 14 de Setembro, revelam um forte aumento face aos 11.910 milhões registados no período anterior. Este é o valor mais elevado desde Maio, sendo que o programa teve início em Março.
Igualmente significativas foram as compras de "covered bonds", que passaram de 1.099 milhões para 3.892 milhões de euros. O montante mais elevado desde Janeiro, no programa que o BCE iniciou em Outubro passado. Já os instrumentos de dívida titularizados ascenderam a 366 milhões, menos que os 382 milhões da semana anterior.
PUB
Somando o investimento realizado através destes três programas de compras de activos, a instituição monetária da Zona Euro aplicou um total de 17.280 milhões de euros. Mais 29% que os 13.391 milhões registados na semana anterior. E este é o valor mais elevado desde Março, mês em que o BCE deu início o PSPP (no dia 9) e teve que acelerar as compras para atingir o objectivo de 60 mil milhões.
As compras do BCE já tinham acelerado na semana anterior, depois de Agosto ter ficado muito aquém do objectivo mensal. Nesse mês, a instituição monetária comprou apenas 51.632 milhões de euros em activos, falhando pela primeira a meta de 60 mil milhões. Agora, o banco central liderado por Mario Draghi estará a compensar o montante investido a menos no mês passado, de modo manter em curso a sua política monetária, que visa uma inflação perto, mas abaixo de 2%.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais compras de activos programa de compra de activos do sector público PSPP Portugal dívida soberana obrigações BCE Banco de Portugal mercado de dívida mercados política monetária economiaA importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Mais lidas
O Negócios recomenda