Juros aliviam na Zona Euro. Yield portuguesa regista maior descida desde março
Os juros das dívidas soberanas estão a aliviar de forma bastante expressiva na Zona Euro, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter anunciado que vai realizar compras de dívida flexíveis e que vai acelerar o design da nova ferramenta para combater a fragmentação na região.
PUB
A yield das Bunds alemãs a dez anos – "benchmark" para a região – subtrai 13,6 pontos base para 1,609%.
PUB
Por sua vez, os juros da dívida italiana com a mesma maturidade aliviam 36 pontos base para 3,804%, a maior queda desde março de 2020, quando o BCE anunciou a o lançamento do Programa de Compras de Emergência Pandémica (PEPP).
A yield das obrigações gregas a dez anos é a que regista a descida mais expressiva da Zona Euro, estando a perder 42 pontos base para 4,248%.
PUB
Na Península Ibérica, a yield da dívida portuguesa a dez anos segue a tendência e alivia 24,7 pontos base para 2,844%, a maior subtração desde março deste ano. Em Espanha dos juros das obrigações com a mesma maturidade descem 23,9 pontos base para 2,865%.
O Conselho do BCE reuniu-se esta quarta-feira de emergência perante a turbulência dos mercados. A autoridade monetária decidiu que vai flexibilizar a compra de dívida e que vai acelerar o desenho do novo instrumento "anti-fragmentação".
PUB
A vitória de Putin
Desculpas de mau pagador
Mais lidas
O Negócios recomenda