Montepio emite 350 milhões em dívida sénior. Procura foi sete vezes superior à oferta

O banco português foi ao mercado para emitir dívida a quatro anos, com opção de reembolso antecipado no final do terceiro. O cupão foi fixado em 3,5% nos primeiros três anos.
Montepio
DR
Ricardo Jesus Silva 17 de Junho de 2025 às 11:02

O Banco Montepio emitiu 350 milhões em dívida sénior preferencial, com maturidade a quatro anos e um cupão fixo de 3,5% nos primeiros três anos. De acordo com um comunicado enviado às redações, a procura atingiu cerca de 2,4 mil milhões de euros, um valor que fica sete vezes acima do montante procurado pela instituição financeira portuguesa.

Os participantes têm opção de reembolso no final do terceiro ano. Caso não optem por esta solução, a taxa para o último ano será indexada à Euribor a três meses, a que acresce um "spread" de 1,48%. Segundo o banco, esta operação "insere-se no plano estratégico da instituição e visa reforçar o rácio de fundos próprios e passivos elegíveis, que já supera confortavelmente os requisitos regulamentares". 

PUB

A emissão foi lançada com um preço de emissão de 99,877%. O Montepio refere ainda que foram alocadas ordens a mais de 130 investidores institucionais, com "destaque para geografias como o Reino Unido e Irlanda (22%), França (21%), Península Ibérica (20%), Itália (17%) e Benelux (11%)" - união económica que compreende a Bélgica, Países Baixos e o Luxemburgo. 

O cupão desta emissão ficou 6,5 pontos percentuais abaixo da taxa de juro da emissão comparável, que aconteceu em outubro de 2023 (10%). O banco explica que a discrepância "reflete, essencialmente, a melhoria do perfil de crédito do banco, também traduzida na subida do rating atribuído pelas agências de notação de risco". 

Na segunda-feira, o cuja maturidade é atingida em outubro de 2026. A oferta prevê o pagamento de 102.875 euros por cada obrigação com um valor de 100 mil euros e decorre desde esta segunda-feira até 23 de junho. 

PUB
Pub
Pub
Pub