Prémio de risco de Portugal desce para mínimos de Agosto
A taxa de juro implícita na dívida a 10 anos está a descer 10 pontos base para 3,199%, o que corresponde ao valor mais baixo desde 8 de Novembro, dia das eleições dos EUA que deram a vitória a Donald Trump.
PUB
Os juros de Portugal estão a acompanhar o comportamento da generalidade dos países europeus, mas de forma mais acentuada. As taxas alemãs estão a descer 1,4 pontos para 0,421%, o que coloca o prémio de risco da dívida portuguesa em cerca de 278 pontos base, o que corresponde ao valor mais baixo desde Agosto de 2016.
PUB
Os juros portugueses já estavam a cair, mas acentuaram esta tendência depois do duplo leilão realizado esta quarta-feira, 17 de Maio, pelo IGCP. Portugal conseguiu colocar 1,5 mil milhões de euros, em Bilhetes do Tesouro, com os juros mais baixos de sempre. Sendo que se financiou a juros negativos, ou seja, os investidores que compraram esta dívida vão pagar ao Estado.
PUB
A descida dos juros esta quarta-feira surge também depois de ter sido noticiado que o Governo prevê antecipar o pagamento ao FMI de "6,5 mil milhões em 2018 e pelo menos 700 milhões de euros em 2019", num total de 7,2 mil milhões de euros.
PUB
Inicialmente, e sem qualquer antecipação dos reembolsos, estava previsto que Portugal começasse a devolver o dinheiro pedido ao FMI apenas em 2019, ano em que deveria pagar 2,5 mil milhões de euros, seguindo-se mais 4,9 mil milhões em 2020 e outros 4,3 mil milhões de euros em 2021.
Mais lidas
O Negócios recomenda