S&P tira REN do "lixo" com recuperação económica em Portugal
A Redes Energéticas Nacionais (REN) deixou de ser "lixo" nas três maiores agências de "rating" do mundo. A Standard & Poor’s foi a última a melhorar a sua visão sobre a empresa liderada por Rodrigo Costa, colocando a notação em "BBB-". Esta revisão em alta é suportada na recuperação económica a que se tem assistido em Portugal. O "outlook" ficou em positivo.
PUB
Na perspectiva da S&P, "o risco do negócio da REN passou para ‘excelente’ de ‘forte’ suportando pelo menor risco do país, fruto da melhoria das condições macroeconómicas de Portugal", refere a nota. "Apesar de a REN ser totalmente regulada, a melhoria da economia poderá ajudar a mitigar preocupações em torno de acessibilidade e suportar um sector energético mais sustentável no país".
E "a REN também confirmou a sua estratégia, que passa por fazer apenas investimentos moderados no exterior", acrescenta. Perante este contexto, a S&P decidiu "aumentar a nossa avaliação de crédito da REN para ‘BBB-’ de ‘BB+’", ou seja, colocando-a no primeiro patamar de investimento. A REN ficou assim em nível de investimento na S&P, mas já estava na Fitch (BBB) e na Moody’s (Baa3).
PUB
A S&P retirou a empresa de "lixo", colocando ainda o "outlook" em positivo, o que indica que poderá elevar ainda mais o "rating". Este "outlook" reflecte "a nossa expectativa de que o ambiente operacional da REN poderá fortalecer-se ainda mais através de maior visibilidade tanto a nível de regulação como de fiscalidade", refere a nota da agência norte-americana.
(Notícia em actualizada às 12h40 com mais informações sobre a justificação para a revisão em alta do "rating")
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais REN dívida "rating" "lixo" investimento recuperação economia PortugalA Europa do lado de lá
UGT tratada com luvas de seda
Mais lidas
O Negócios recomenda