Venda de obrigações de alto risco por empresas europeias bate recorde
A venda de obrigações de alto risco (junk bonds) por empresas europeias bateu um novo recorde em junho, tendo captado 23 mil milhões de euros em investimento. Este valor é cinco mil milhões de euros superior ao recorde anterior, que tinha sido estabelecido em junho de 2021, segundo dados do JPMorgan, citados pelo Financial Times.
Já a Bloomberg acrescenta que só na penúltima semana de junho foram investidos mais de 780 milhões de euros em obrigações por parte de empresas europeias cuja notação de risco é considerada elevada.
PUB
O recorde de investimento em obrigações de alto risco surge numa fase em que parece existir uma 'fuga' de capital que tipicamente seria investido nos EUA, devido às recentes políticas comerciais e fiscais assumidas pelo Presidente norte-americano Donald Trump. Dito de outra forma, a incerteza das políticas norte-americanas está a fazer muitos investidores diversificarem os respetivos portfólios.
O Financial Times cita o exemplo de duas empresas europeias – a Czechoslovak Group e a Flora – que conseguiram fazer a emissão de obrigações nas últimas semanas, contrastando com a dificuldade sentida anteriormente por estas empresas em captarem financiamento junto dos investidores.
"Existe uma grande quantidade de dinheiro a ser investida", sublinha Ben Thompson, diretor de mercados de capitais de financiamento alavancado para Europa, Médio Oriente e África (EMEA) no JPMorgan. "Estamos a começar a ver os grandes gestores a focarem-se cada vez mais na Europa", acrescenta.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Empresas Política Investimentos Notação de risco JPMorgan Chase Europa Ben Thompson Donald Trump Czechoslovak Group África Emea Médio OrienteAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda