pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Flexdeal e Optimize juntam-se para emitir dívida para cinco PME

A colocação realizada através da plataforma de financiamento colaborativo Raize foi de cinco milhões de euros, tendo cinco empresas como co-emitentes. A emissão foi totalmente subscrita por um fundo da gestora de ativos.

Alberto Amaral é o CEO da Flexdeal.
Alberto Amaral é o CEO da Flexdeal. DR
11:43

A sociedade de investimento mobiliário para o fomento da economia (SIMFE) Flexdeal e a gestora de ativos Optimize avançaram com uma emissão de obrigações grupada para pequenas e médias empresas (PME). A operação é a primeira do género em Portugal e foi realizada através de plataforma de financiamento colaborativo Raize.

A colocação foi de cinco milhões de euros, tendo cinco empresas como co-emitentes: Aldo, Elecctro, Novais Foods, ODK Health e Tupai. Trata-se de uma operação em que várias empresas emitem obrigações em conjunto, através da plataforma Raize (gerida pela Raizecrowd), assumindo-se com codevedoras dos mesmos valores mobiliários e permitindo desse modo financiar-se com maior solidez, escala e atratividade para os investidores.

“Este é um ponto de viragem na forma como as PME podem financiar-se em Portugal, que passam agora a dispor de um canal alternativo para alavancar os seus negócios. Trata-se da primeira vez que uma sociedade gestora compra dívida grupada de PME, num modelo que permite a estas empresas aceder a financiamento com taxas de juro competitivas e um prazo de maturidade até cinco anos, o que lhes garante previsibilidade financeira”, refere Alberto Amaral, CEO da Flexdeal e da Raize, em comunicado.

A emissão foi integralmente subscrita pelo fundo de investimento Optimize Portugal Golden Opportunities Fund, gerido pela Optimize, tendo sido desenhada, estruturada e executada através de um consórcio entre a SIMFE e a Raize, plataforma de financiamento colaborativo, sob supervisão da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) no decorrer do processo.

Muitas PME enfrentam dificuldades no acesso a financiamento bancário e, quando o conseguem, dele permanecem excessivamente dependentes. Esta alternativa que agora criámos está alinhada com as orientações da Comissão Europeia para diversificar as fontes de financiamento das empresas”, acrescenta Pedro Lino, CEO da Optimize Investment Partners.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio