pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

EDP emite 500 milhões de dívida verde, procura já supera seis vezes a oferta

Aumento da procura fez baixar o prémio do cupão. Reembolso aos investidores será feito em dezembro de 2031. A emissão de dívida está a ser feita pela unidade EDP Serviços Financeiros de Espanha.

Miguel Stilwell de Andrade , EDP
Miguel Stilwell de Andrade , EDP Miguel Baltazar
27 de Agosto de 2025 às 09:56

O grupo EDP está a fazer uma emissão de dívida verde (green bonds) a seis anos e a procura ultrapassa largamente a oferta. O grupo português pretende encaixar 500 milhões de euros com a emissão obrigacionista, com a procura a ser seis vezes superior, excedendo já os 2,9 mil milhões de euros, segundo a Bloomberg.

Como consequência desta forte procura, o prémio a pagar aos investidores baixou. Na abertura dos livros de ordens, o prémio estava nos 120 pontos-base face ao "mid swap" do euro com este prazo, o que apontava para um pagamento de juros na ordem dos 3,6%. Agora, o intervalo do prémio está entre os 85 e os 90 pontos-base, o que aponta para um prémio entre 3,25% e 3,30% para os investidores.

Ainda segundo a agência de notícias financeiras, o reembolso aos investidores será feito em dezembro de 2031.

A nova emissão de dívida feita pelo grupo português é feita pouco tempo depois da mais recente emissão obrigacionista: aconteceu em maio, na qual o . Nesta emissão em particular, o prazo em questão era 30 anos.

Os green bonds são uma tipologia de obrigação na qual a empresa que capta o financiamento está obrigada a usar o dinheiro em projetos com fins ambientais positivos, como são casos os projetos de energias renováveis nos quais o grupo tem apostado.

As ações da EDP Renováveis negoceia nesta altura com ganhos de 1,74% e as da EDP seguem a valorizar 1,15%. As subidas registadas pelas duas cotadas impulsionaram a bolsa de Lisboa no arranque da sessão desta quarta-feira.  As subidas registadas pelas duas cotadas .  

(Notícia atualizada às 12:56 horas com mais informações sobre a emissão de dívida)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio