Portugal mandata bancos para venda sindicada de três mil milhões em dívida
O IGCP mandatou seis bancos para irem ao mercado captar três mil milhões de euros, de acordo com a Bloomberg.
A República Portuguesa mandatou seis bancos para prepararem uma venda sindicada de dívida, de acordo com informações a que a Bloomberg teve acesso. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) quer emitir três mil milhões de euros com maturidade a 15 anos, ou seja, 15 de junho de 2040. Apesar de não haver uma data para a colocação, a operação deverá decorrer nos próximos dias.
Entre as instituições financeiras selecionadas estão o BBVA, Deutsche Bank, Goldman Sachs, JPMorgan, Novo Banco e Santander.
Uma venda sindicada é habitualmente mais cara do que um leilão dado o formato da operação, mas permite ao país captar montantes mais elevados de financiamento.
Em mercado secundário, os juros da dívida portuguesa com maturidade a 15 anos seguem a aliviar um ponto base para 3,348%, em linha com a tendência de agravamento no resto da Europa.
Esta é a segunda vez que Portugal vai ao mercado este ano com uma venda sindicada de dívida. Logo em janeiro o IGCP emitiu quatro mil milhões de euros em obrigações soberanas a 10 anos e pagou um juro de 3,08%. A procura ficou mais de seis vezes acima da oferta.
Mais lidas