Portugal prepara emissão de dívida sindicada a dez anos
O montante da operação ainda é desconhecido, mas deverá avançar nos próximos dias.
- 2
- ...
Portugal prepara-se para ir ao mercado captar dívida sindicada a dez anos. De acordo com a Bloomberg, a operação irá avançar nos próximos dias e atingirá a maturidade a 13 de junho de 2036.
Entre os bancos mandatos como "joint lead managers" da operação estão o Barclays, BBVA, BNP Paribas, CaixaBI, Citi e HSBC.
Recorde-se que é habitual que no arranque do ano a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP recorra ao mercado para uma emissão sindicada de dívida.
Em 2025, na primeira grande operação do ano, o IGCP emitiu quatro mil milhões de euros em dívida a 15 anos, com uma taxa de juro em torno dos 3,08%. Os juros da dívida a dez anos seguem a rondar os 3,094%.
As necessidades de financiamento líquidas deverão situar-se em 13 mil milhões de euros este ano, o que compara com os 10,8 mil milhões deste ano, segundo indica o programa de financiamento do IGCP. Caso se cumpram os três ou quatro mil milhões habituais dos últimos dois anos, Portugal poderia captar pouco menos de um quinto das necessidades de financiamento de OT para o ano, nos 24 mil milhões de euros.
Mais lidas