Argentina paga dívida de 2,3 mil milhões de euros
Para efectuar o pagamento de 3,04 mil milhões de dólares (2,3 mil milhões de euros), Buenos Aires usou as reservas de dívidas, referiu o governo.
PUB
Esta transacção surge quando a Argentina trava nos Estados Unidos uma batalha judicial contra fundos especulativos, que levou ao bloqueio de 539 milhões de dólares (402 milhões de euros) de reembolsos de Buenos Aires a credores privados restruturados.
PUB
Com efeito, recorde-se que a Argentina entrou em "default" no dia 30 de Julho, depois de o juiz Thomas Griesa ter bloqueado o pagamento de um cupão de 539 milhões de dólares aos credores que aceitaram reestruturar a sua dívida em 2005 e 2010.
PUB
Este bloqueio foi uma consequência da decisão tomada pelo mesmo juiz em 2012 de obrigar o país sul-americano a cumprir as suas obrigações, não só para com os credores reestruturados, mas também para com aqueles que não aceitaram um corte no valor da sua dívida, os chamados "holdout". Estes "fundos abutre", como são apelidados pelo Executivo argentino, exigem 1,3 mil milhões de euros em pagamentos.
A importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda