S&P sobe rating da CP em cinco níveis
A Standard & Poor’s reviu em alta a classificação da dívida de longo prazo da Comboios de Portugal, de CCC+ [elevado risco de incumprimento, com a capacidade de pagamento a depender de condições favoráveis e sustentáveis] para BB [risco em desenvolvimento, devido a alterações económicas], o que corresponde a uma subida de cinco níveis.
PUB
A actual notação recai ainda na categoria de investimento especulativo, mas está a apenas dois níveis de sair do "lixo".
Esta melhoria do rating da CP "reflecte a implementação, por Portugal, do novo regime jurídico do sector público empresarial, e, em particular, a integração da CP no Sistema Europeu de Contas Nacionais e Regionais.
PUB
Reflecte também, segundo o relatório da S&P, a inclusão de todas as necessidades operacionais e de financiamento da CP, do próximo ano, no Orçamento do Estado para 2015, aprovado a 25 de Novembro de 2014.
"A conjugação destes factores levou a que elevássemos a probabilidade, de ‘bastante alta’ para ‘quase certa’ de a CP receber apoio extraordinário, e suficiente, do governo português, em caso de necessidade", sublinha a agência de rating, que mantém o "Outlook" da CP em ‘estável’.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda