Foto em cima: Aric Dromi, fundador e CEO da Thnk Machine.
"Temos a tecnologia para resolver a pobreza, a fome, o problema dos sem-abrigo. Temos todas as tecnologias e ferramentas para o fazer. O que é que nos está a impedir? Qual é a maior barreira à mudança e à transformação no mundo atual? Somos nós, são as pessoas", afirmou Aric Dromi, fundador e CEO da Thnk Machine e keynote speaker com o tema "Ecossistemas Sustentáveis: Desafios e Oportunidades", apresentado no 1.º Congresso Internacional de Habitação Pública realizado em Oeiras, e que contou com o apoio do CM e do Negócios.
Trabalhou com base nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) das Nações Unidas e deparou-se "com organização após organização, cidade após cidade, governo após governo, que estão a tentar implementar e não conseguem passar a fase do PowerPoint. Estamos a pagar a empresas de consultoria atrás de empresas de consultoria só para obter mais páginas de PowerPoint sobre como implementar e dar sentido aos ODS. Não passa disto, porque o 18º objetivo deveria ser sobre pessoas".
Segundo a Harvard Business Review, há um grande declínio no intelecto e inteligência dos executivos nos últimos quatro anos, porque procuram-se respostas estratégicas no ChatGPT, mas este responde com "respostas médias de um dado já agregado. Eu, como sou disléxico, uso-o apenas para corrigir os meus erros de ortografia". "Buscamos o ideal, não a média", disse Aric Dromi, "mas muitas vezes o que encontramos são dados baseados em médias que não controlamos".
Um dos filões da sua apresentação relacionava-se com a aceleração tecnológica e digital, que "alterou não apenas o nosso ADN social, mas a nós próprios. A área do nosso cérebro responsável pela orientação diminuiu significativamente desde que o GPS se tornou uma aplicação comercial e há um estudo de Cambridge sobre isso."
Aric Dromi assinalou que "é um projeto de civilização novo. Ninguém consegue dar sentido a toda a tecnologia que nos rodeia. Elon Musk é o primeiro a admitir. Não entende como certas tecnologias funcionam, entende como algumas tecnologias funcionam."
"Considero que a colaboração é a chave, sempre foi a chave. É a pedra angular do que fez os seres humanos seres humanos. Porque nos permite visualizar o futuro e dá a capacidade de construir as estruturas", concluiu Aric Dromi.