pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Negócios Iniciativas | Luís Cabral: Portugal precisa de acordos de regime

A inconsistência da liderança americana cria uma janela de oportunidade para que a União Europeia assuma maior preponderância no palco geopolítico global

30 de Maio de 2025 às 15:00
Vítor Mota
  • ...

Foto em cima: Luís Cabral, diretor do Departamento de Economia da NYU Stern.

A inconsistência da liderança americana cria uma janela de oportunidade para que a União Europeia assuma maior preponderância no palco geopolítico global, mas isso requer que a UE seja mais união do que é presentemente”, afirma Luís Cabral, professor catedrático e atual diretor do Departamento de Economia da NYU Stern em Nova Iorque, que fará uma apresentação sob o tema “Portugal e a Europa: Ameaças e Oportunidades” durante a conferência Economia Sem Fronteiras, marcada para 3 de julho no Pestana Palace Hotel. Segue-se uma mesa-redonda com Luís Cabral e Luís Aguiar-Conraria, professor da Universidade do Minho, com a moderação de Miguel Frasquilho, curador da conferência.

Em relação a Portugal, Luís Cabral salienta que, “para além da estabilidade governativa (gestão de um executivo minoritário), Portugal beneficiaria muito de um acordo de regime sobre reformas que exigem previsibilidade política e legislativa: habitação, imigração, segurança social, reforma fiscal, sistema judicial, ensino privado e público”. Luís Cabral, que é também diretor académico do Nova SBE Public Policy Institute (NPPI), alertou ainda que “Portugal continua a ser um país de preferência como destino. Isto cria enormes oportunidades, mas requer uma gestão cuidada dos desafios inerentes a fortes influxos migratórios”.

Mais notícias