Foto em cima: Ricardo Reis, professor de Economia na London School of Economics.
Ricardo Reis é professor de Economia na London School of Economics, sendo titular da cátedra A.W. Phillips. A sua intervenção na conferência Economia Sem Fronteiras será sobre “As perspetivas de crescimento económico no mundo de Trump”, a que se seguirá uma mesa-redonda moderada por Miguel Frasquilho.
Como sublinha Ricardo Reis, ainda há oito meses se discutia o relatório Draghi. As discussões estavam em torno do problema da Europa em ser competitiva com as empresas tecnológicas europeias, com a necessidade de aprofundar o mercado único e da estagnação da produtividade. Entretanto, “veio Trump e as suas tarifas, e com ele a reconfiguração do comércio internacional, o investimento público europeu na defesa e as novas relações com a China”, refere Ricardo Reis.
As suas perguntas são: “os desafios novos substituíram os anteriores ou acrescentaram a estes? Estamos ainda mais pessimistas relativamente ao futuro da Europa ou surgiram novas oportunidades? Pode uma pequena economia aberta europeia como a portuguesa distinguir-se?” No próximo dia 3 de julho de 2025, pela manhã, no Pestana Palace Hotel, podem surgir as respostas ou ainda mais perguntas.