pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Os desafios da inovação e da regulação da Inteligência Artificial

A conferência organizada pela Anacom realiza-se no dia 19 de setembro, em Lisboa, e pode ser acompanhada em direto no site do Jornal de Negócios.

Negócios 19:14
Inteligência artificial em foco na conferência da Anacom, em Lisboa
Inteligência artificial em foco na conferência da Anacom, em Lisboa Getty Images
  • ...

O debate parte do princípio de que a IA é uma questão transversal que exige uma abordagem coordenada entre inovação tecnológica, responsabilidade ética e regulação eficaz. Ao longo do dia, serão partilhados casos de estudo, estratégias empresariais e perspetivas institucionais sobre os desafios e oportunidades desta tecnologia emergente.

Organizada pela Anacom, e tendo o Jornal de Negócios como media partner, a conferência "IA - Os desafios da inovação e da regulação" envolve especialistas, investigadores, empresas, cidadãos e autarquias, num debate alargado sobre o impacto transformador da Inteligência Artificial na sociedade, na economia e na governação.

A conferência tem início às 9h15 com intervenções de Sandra Maximiano, presidente da Anacom, e Bernardo Correia, secretário de Estado para a Digitalização. Segue-se uma intervenção da keynote speaker Audrey Plonk, vice-diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da OCDE.

O primeiro painel do dia foca-se na regulação da IA numa perspetiva internacional, com contributos de representantes da BNetzA, do Conselho da Europa e da União Internacional de Telecomunicações, num debate moderado por Carlos Marçalo, diretor de projetos especiais da Medialivre.

A parte da manhã inclui ainda uma intervenção de Raquel Brízida Castro, vice-presidente da ANACOM, e duas sessões dedicadas à regulação nacional da IA, com destaque para intervenções de representantes da Anacom, ERC, ERS e CNPD, moderados por Celso Filipe, diretor-adjunto do Jornal de Negócios.

Durante a tarde, o foco estará na inovação tecnológica e empresarial. Marco Biscaia Fernandes, administrador da Anacom, introduz o tema antes de um painel com responsáveis da NOS, MEO e Vodafone, moderado por Paulo Moutinho, editor executivo do Jornal de Negócios. O último debate do dia será dedicado ao papel da IA em novas empresas e startups, com representantes da Defined.ai, Sword Health, Indie Campers e Tonic Easy Medical, num painel moderado por Diana Ramos, diretora do Jornal de Negócios.

O encerramento da conferência será feito por Sandra Maximiano e pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

Mais notícias