Foto em cima: Miguel Ferreira, professor catedrático de Finanças
“O programa Voice Leadership pretende capacitar gestores das PME portuguesas através de formação avançada e mentoria individualizada, impactando diretamente mais de cinco mil empresas até 2026”, refere Miguel Ferreira, professor catedrático de Finanças, titular da Cátedra BPI-Fundação ”la Caixa” de Finanças Responsáveis e vice-diretor do Corpo Docente e de Investigação da Nova School of Business and Economics. Lidera também o estudo de investigação que avalia o impacto da educação no aumento da competitividade das PME portuguesas, tanto a nível nacional como internacional. Esta avaliação é fundamental para a formulação de recomendações de políticas públicas baseadas em evidência científica.
Quais são as principais barreiras que os gestores e as lideranças enfrentam no contexto português?
As principais barreiras identificadas no contexto português incluem o baixo nível de educação e qualificação dos gestores, especialmente dos CEO das PME, que apresentam taxas de formação superior significativamente inferiores à média europeia (apenas 40%). Adicionalmente, são salientadas barreiras externas, como o acesso limitado ao financiamento, e internas, como a falta de competências de gestão avançadas necessárias para promover a produtividade, inovação e internacionalização das empresas.
Qual é a avaliação do impacto do?programa Voice Leadership da Nova SBE?
O programa Voice Leadership pretende capacitar gestores das PME portuguesas mediante formação avançada e mentoria individualizada, impactando diretamente mais de 5 mil PME até 2026. O programa destaca-se por apresentar um custo simbólico para as empresas e por ser complementado pelo maior estudo científico já realizado em Portugal sobre as barreiras ao crescimento da produtividade e internacionalização das PME, garantindo assim um impacto relevante e sustentado.
Quais as competências mais determinantes para o desenvolvimento e crescimento das empresas PME em Portugal?
Entre as competências mais críticas destacam-se as competências avançadas de gestão, que incluem capacidade estratégica, gestão financeira eficaz, liderança, inovação e internacionalização. O desenvolvimento destas competências é fundamental para permitir às PME alcançar escalabilidade e uma presença mais forte nos mercados internacionais, contribuindo diretamente para o aumento da produtividade e crescimento económico nacional.
Qual pode ser o contributo deste programa para as políticas públicas baseadas em evidência científica?
O programa Voice Leadership representa uma contribuição essencial para as políticas públicas, ao fornecer evidências científicas robustas sobre as barreiras reais enfrentadas pelas PME portuguesas, sejam estas relacionadas com competências internas ou fatores externos como financiamento. Ao analisar métodos eficazes para desafios específicos, como a transição energética. O programa oferece recomendações concretas para políticas públicas, permitindo decisões fundamentadas que garantem o máximo impacto com recursos otimizados, conduzindo assim à melhoria da produtividade nacional.