Negócios Sustentabilidade 20|30 é uma iniciativa do Jornal de Negócios com a Deloitte como knowledge partner e o Alto Patrocínio da Presidência da República, inteiramente alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) das Nações Unidas.
Esta iniciativa, em que se insere a primeira edição do Prémio Nacional de Sustentabilidade 20|30, foi lançada a 25 de junho de 2020 através da conferência digital "O Amanhã debate-se Hoje", em que participou Elisa Ferreira, comissária europeia da Coesão e Reformas. Nessa conferência Elisa Ferreira sublinhou que no acesso a estes fundos futuros fundos europeus tanto do Plano de Recuperação e Resiliência como dos fundos comunitários 2021-2027, "a sustentabilidade é uma questão essencial. Não faz sentido estarmos a preparar o nosso futuro e não aproveitar para o fazer de uma forma mais virada para o futuro, com uma relação com o ambiente muito mais saudável do que tem acontecido até agora".
"Não tenho dúvidas de que a sustentabilidade vai ser tanto a palavra da década como a do século", afirmou João Wengorovius Meneses, secretário-geral da BCSD, na conferência sobre Finanças Sustentáveis.
Como assinalou António Martins da Costa, administrador executivo da EDP e presidente do júri da Descarbonização, "há duas revoluções em curso, a revolução digital/ transformação digital que acelerou com este efeito da pandemia e a revolução da sustentabilidade, da transição energética, das alterações climáticas". Assinalou que a "pressão é irreversível para este movimento de transição energética, para a sustentabilidade, no sentido mais lato".
Durante a conferência "O Digital e a Inteligência Artificial", o secretário de Estado para a Transição Digital sublinhou que é "impossível pensar sustentabilidade sem pensar na dimensão digital", afirma André de Aragão Azevedo, tendo recordado um discurso da presidente da União Europeia, Ursula Von Leyen, que colocou a tónica na necessidade de abordar as duas agendas em paralelo, a agenda verde e a agenda digital.
Dois prémios especiais
No semestre seguinte seguiram as sete conferências temáticas relacionadas com as sete categorias do Prémio Negócios Sustentabilidade 20 | 30 que cobrem três grandes áreas da sustentabilidade: Social, Ambiental e Económica. As categorias dos prémios são as Finanças Sustentáveis, o Digital e IA, a Igualdade e Diversidade, o Bem-estar e Cidades Sustentáveis, a Descarbonização, a Economia Circular, e a Comunicação de Sustentabilidade.
São ainda atribuídas duas categorias especiais de prémios, Personalidade, e Resiliência e Resposta a Choques Disruptivos, que não estavam sujeitos a candidatura e os vencedores foram escolhidos pelos membros do júri.
No prémio Personalidade, os 36 membros de júri tiveram de identificar, votar e eleger, uma personalidade que se tenha destacado pela sua conduta e atuação em prol da sustentabilidade no âmbito social, ambiental e económico.
O prémio Resiliência e Resposta a Choques Disruptivos destina-se às organizações que tenham demonstrado uma resiliência extrema ao choque externo provocado pelo novo coronavírus SARS-CoV2, bem como iniciativas e contributos de resposta em prol da sociedade.
Os decisores dos prémios
A sustentabilidade é o grande desafio do nosso tempo, por isso este projeto desafia as empresas e entidades, em território nacional, a juntarem-se a esta ação pela sustentabilidade global. O Prémio Negócios Sustentabilidade 20 | 30 visa reconhecer, inspirar, promover e divulgar o trabalho e a atuação de empresas e organizações, de norte a sul do país, que se distingam nas diversas áreas relacionadas com a sustentabilidade, dando-lhes visibilidade e destaque.
O júri independente, formado por 36 especialistas nas várias componentes da sustentabilidade, analisou 88 candidaturas em busca dos melhores exemplos, práticas que possam ajudar Portugal a tornar-se mais sustentável e a valorizar os melhores casos de sustentabilidade. O objetivo é mudar comportamentos e a incentivar formas de viver e trabalhar mais sustentáveis. Além dos prémios nestas sete categorias também serão atribuídos os prémios Personalidade e Resiliência e Resposta a Choques Disruptivos.
| Finanças Sustentáveis
Presidente do júri Clara Raposo, presidente, ISEG
Francisco Veloso, diretor (dean) da Imperial College Business School
Isabel Ucha, managing board member, Euronext e CEO, Euronext Lisbon
João Pratas, presidente, APFIPP
José Crespo de Carvalho, presidente do ISCTE Executive Education
Ricardo Nogueira, senior advisor at Pollination
| Digital e IA
Presidente do júri Arlindo Oliveira, professor catedrático, IST
Alexandre Nilo Fonseca, presidente, ACEPI
João Nuno Bento, CEO, Novabase
Luísa Ribeiro Lopes, presidente, dns.pt
| Igualdade e Diversidade
Presidente do júri Margarida Couto, presidente, Grace, e sócia, Vieira de Almeida
António Saraiva, presidente, CIP
Filipe Almeida, presidente, Portugal Inovação Social
Filipe Santos, dean, Católica Lisbon School of Business and Economics e presidente da EVPA
Isabel Barros, administradora executiva, Sonae MC
| Bem-estar e Cidades Sustentáveis
Presidente do júri Miguel de Castro Neto, subdiretor, NOVA Information Management School, e coordenador, NOVA Cidade - Urban Analytics Lab, ex-secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza
José Manuel Pedreirinho, ex-presidente, Ordem dos Arquitetos
Luísa Schmidt, socióloga e investigadora, ICS
Miguel Eiras Antunes, partner, Smart City, Smart Nation and Local Government da Deloitte
Paula Teles, CEO, Mobilidade PT
Assista em direto,
dia 15 de abril pelas 15h00,