Os temas da semana explicados pelo Negócios
Foi uma semana de negócios. No sector petrolífero a Shell anunciou a intenção de comprar a BG Group, parceira da Galp no Brasil. Uma operação com uma dimensão que este sector não conhecia desde 1998. Apesar da Galp não estar directamente envolvida no negócio, pode vir a beneficiar. Patrícia Abreu, jornalista do Negócios, explica as razões e os impactos que pode vir a ter na petrolífera portuguesa. Este é um negócio de 64 mil milhões de euros.
PUB
De valor completamente diferente foi a compra da BestTables pela norte-americana TripAdvisor. Não pelo valor, mas pelo significado para as start-ups nacionais: É possível vingar. Ana Laranjeiro, jornalista do Negócios, conta o que vai acontecer, agora, à BestTables.
PUB
Ainda no campo dos negócios, falou-se, durante a semana, de um processo que ainda está a decorrer. A venda do Novo Banco. E o Negócios avançou que o Banco BPI ficou de fora da corrida. Maria João Gago, redactora principal do Negócios, revela o que ditou o afastamento do banco liderado por Fernando Ulrich e fala do que se vai seguir neste processo.
PUB
Um processo longe de encerrado, também, é o programa de ajuda externo da Grécia. As rondas de negociações continuam e Alexis Tsipras, primeiro-ministro grego, até esteve na Rússia esta semana. O Negócios foi investigar o que aconteceria se a Grécia saísse da Zona Euro. Rui Peres Jorge, jornalista do Negócios, sintetiza os cenários da saída da Grécia do euro e os impactos que se poderiam registar.
PUB
Apesar da incerteza da Grécia, os juros mantêm-se em valores baixos. No crédito, mas também nos depósitos que registaram, em Fevereiro, o valor mais baixo de que há registo. Paulo Moutinho, editor de Mercados do Negócios, explica esta evolução.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais bpi novo banco grexit grécia juros depósitos galp shell BG Group bestTables TripAdvisorMais lidas
O Negócios recomenda