Os temas da semana explicados em vídeo pelo Negócios
A Grécia marcou a semana, mas houve outros temas que tiveram impacto. O Negócios escolheu seis para lhe explicar em poucos minutos. Reveja os vídeos.
A semana foi marcada pelas negociações com a Grécia. Helena Garrido, directora do Negócios, e Celso Filipe, subdirector, foram comentando na CMTV o desenrolas dos acontecimentos.
Reveja os vídeos:
Helena Garrido: Incerteza associada à Grécia tem efeitos negativos na retoma
Helena Garrido: Se a Grécia sair é preciso mais integração e um plano conjunto para o euro
Helena Garrido: A Grécia também precisa de políticas de crescimento e solidariedade
Celso Filipe: "É um jogo em que as duas partes podem perder, mas a Grécia tem mais a perder"
Mas nem só de Grécia se falou esta semana. Um dos principais temas de agenda foi a assinatura do contrato para a venda da TAP a Humberto Predosa e David Neeleman. Celso Filipe, subdirector do Negócios, explicou o que muda com a TAP privada.
No Parlamento continua a debater-se medidas para apoiar a natalidade. O grupo de trabalho aprovou estender a licença dos pais nos primeiros dias do nascimento de 10 para 15 dias, uma medida que só deverá, no entanto, entrar em vigor em 2016. Mas houve outras medidas em cima da mesa. Catarina Almeida Pereira, jornalista do Negócios, revelou quais.
Esta semana também se ficou a saber que houve alterações, para efeitos de IRS, nas despesas de saúde que os filhos com pais a cargo têm. Elisabete Miranda, redactora principal do Negócios, descobriu as mudanças e explicou-as.
No Conselho de Ministros de quinta-feira foi aprovado o subsídio de renda para inquilinos com carências financeiras. Filomena Lança, redactora principal do Negócios, explicou o que está em causa e quando entra em vigor.
Durante a semana o Negócios revelou, ainda, que os emigrantes que investiram em dívida do BES poderão ser pagos. Foi dado mais um passo, explicado por Maria João Gago, redactora principal do Negócios.
Num momento em que o diferencial entre o preço do gasóleo e da gasolina está a aumentar, Paulo Moutinho, editor de Mercados, analisou se ainda compensa comprar carros a gasóleo. Veja a resposta.
Mais lidas