Outros sites Cofina
Notícia

Menções Honrosas - Ideias e ações para as pessoas e o ambiente

A desertificação do interior, a gestão da dor através de meios telemáticos, um projeto quase centenário que se poderia dizer pioneiro da saúde sustentável e de prevenção da saúde ou a redução da pegada ecológica nos cuidados de saúde marcam os cinco projetos que na 10.ª edição do Prémio Saúde Sustentável receberam as menções honrosas.

Filipe S. Fernandes 10 de Novembro de 2021 às 16:00
Mariline Alves
  • Partilhar artigo
  • ...
Cuidados de Saúde Centrados no Cidadão
"Aldeias Humanitar - Humanizar e Estar" pela Aldeias Humanitar - Associação de Solidariedade Social


"O projeto nasceu da constatação de que era necessário fazer algo pelas aldeias de Portugal, nomeadamente do interior na medida em que a desertificação humana desestruturou a organização dessas aldeias e as pessoas ficaram em desamparo humano", disse Domingos Nascimento, presidente da Aldeias Humanitar. A ideia teve início em 2012, mas em 2017 tornou-se efetiva em Sernancelhe e Penedono, seguindo-se Tabuaço e os restantes municípios do Douro Sul. A intervenção Humanitar fez em 2021 a diferença, no âmbito comunitário, a 1424 pessoas. No nível SOS, com intervenção conjunta com a GNR, acompanha de forma regular 160 pessoas isoladas e em situação de vulnerabilidade.


Inovação e Transformação Digital
"Gestão de doença crónica em pandemia: teleconsulta em pessoas com dor crónica", pela USF Lethes, Unidade Local de Saúde do Alto Minho


"Este projeto é uma inovação na consulta de dor que já fazemos há cerca de sete anos. Perante a pandemia chegámos à conclusão de que tínhamos dificuldade em ver os doentes presencialmente e desenvolvemos um projeto de teleconsulta às pessoas com dor crónica", explicou Raul Marques Pereira, coordenador da consulta de dor. Criou um protocolo que permite avaliar estes doentes à distância e estratificá-los em termos de risco: baixo, médio e alto. O protocolo tem vários itens, desde os índices da dor à avaliação psicológica do doente (estado de depressão, ansiedade, acompanhamento social), e a partir daí faz-se um score. Este protocolo foi validado e publicado numa revista internacional. Em 2020, mais de 60% das consultas de dor foram realizadas através de teleconsulta.


Sustentabilidade Económica e Financeira
"Economia Circular no Bloco Operatório - projeto-piloto de captura de gases anestésicos", pela Unidade Local de Saúde de Matosinhos


Em 2017, no Hospital Pedro Hispano, com dois hospitais nacionais a integrar este projeto-piloto internacional, em parceria com as farmacêuticas Baxter e ZeoSys Medical, iniciou-se a análise da pegada ecológica dos cuidados de saúde e dos gases anestésicos. Em novembro de 2020 foi instalado um sistema de captura de gases anestésicos em quatro salas do bloco operatório. Este sistema inclui sensores de segurança e coletores que têm na sua composição uma substância adsorvente que captura os gases anestésicos usados. Tiago Fernandes, anestesiologia e medicina hiperbárica do Hospital Pedro Hispano, explica que os sistemas de saúde são responsáveis por 4,5 a 10% da pegada ecológica. Dentro dos cuidados de saúde, cerca de 5% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) derivam unicamente do uso de fármacos anestésicos inalatórios.


Integração de Cuidados
Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal - 95 anos de experiência nos cuidados à diabetes


Criada em 1926 pelo médico diabetologista Ernesto Roma, com o objetivo inicial de fornecer insulina às pessoas pobres com diabetes, hoje, a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) tem uma clínica de diabetes que acompanha cerca de 50 mil pessoas com diabetes por ano, prestando-lhes cuidados de diabetologia, e das várias especialidades. Segundo João Filipe Raposo, diretor clínico da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, esta tem um modelo único. É uma associação de doentes que luta pelos direitos e deveres das pessoas com diabetes e literacia do doente, é o padrão dos cuidados médicos e de saúde às pessoas com diabetes, é um centro de ensino de profissionais de saúde e educação das pessoas com diabetes, aos familiares, dos cuidadores informais e tem uma área de investigação e de intervenção na comunidade no campo da prevenção e da promoção da saúde e quer mudar o panorama do crescimento.


Promoção da saúde e prevenção da doença
"Campanha de Sensibilização para o Cancro Colorretal (CCR)" pela Go Far Insurance


"O cancro colorretal é um dos mais comuns e com maior mortalidade a nível mundial, e o segundo em prevalência em ambos os sexos. Durante o ano passado, em Portugal, foram diagnosticados mais de 10 mil casos, cerca de 28 casos por dia, e registadas mais de 4 mil mortes", sublinha Nuno Pereira dos Reis, gestor de projetos sénior da Go Far. Explica que com um diagnóstico precoce e a deteção numa fase inicial, a taxa de sobrevivência do cancro intestinal é de 90%, descendo para 10% quando detetado num estádio avançado. Esta campanha realizou-se entre 15 de março e 14 de abril de 2021, foi implementada em 292 farmácias, na sua maioria aderentes à rede de prestadores da Médis, e destinou-se a todas as pessoas com idades compreendidas entre os 50-74 anos, assintomáticos e sem outros fatores de risco. Participaram cerca de 4.200 indivíduos, com uma idade média de 61 anos. Das amostras analisadas 96% deram resultado negativo.


Projetos finalistas


Foram 15 os projetos selecionados para a fase final dos Prémios Saúde Sustentável, tendo dez sido galardoados com o prémio absoluto ou com uma menção honrosa. Os restantes cinco finalistas são:

 

| Cuidados de Saúde Centrados no Cidadão

"Health Medical Response and Information Exchange (HMR-IE)" do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar.

| Sustentabilidade Económica e Financeira

"Batas Reutilizáveis Inovadoras" da WellGiven.

| Integração de Cuidados

"Huddle Meetings – a multidisciplinaridade na diminuição do tempo de internamento do Serviço de Medicina Interna" do Hospital Garcia de Orta.

| Promoção da Saúde e Prevenção da Doença

"Spot Saúde Powered by CUF" pela CUF + SpotGames.

| Inovação e transformação digital

 "Portal de Agendamento Online para vacinação contra a covid-19" dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Mais notícias