Investigadora é Personalidade do Ano
Catarina Resende Oliveira (foto em cima), que é uma das principais investigadoras portuguesas na área das doença auto generativas, foi galardoada com recebeu o Prémio Personalidade na 9ª edição dos Prémios Saúde Sustentável. Doutorada em neurobiologia foi professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e é coordenadora da Unidade para a Inovação e Desenvolvimento do CHUC - Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. O seu percurso, os seus centros de interesse e os seus méritos foram recordados por Luís Portela, chairman da Bial, que sublinhou a sua contribuição científica.
"Um projeto da Google Health usou a inteligência artificial no diagnóstico do cancro e com o scanning conseguiu mais 5% de diagnósticos do que o diagnóstico e reduziu em 11% dos falsos positivos", afirmou Pedro Pina, vice-presidente de Global solutions da Google, referindo-se aos vários projetos da Google Health, uma unidade da Google dedicada o sistema de saúde digital, numa apresentação feita na entrega de prémios da 9ª edição do Prémio Sustentável, uma iniciativa do Jornal de Negócios e da Sanofi com o apoio da Everis.
Pedro Pina diz que a filosofia desta unidade, Google Health, passa pela identificação de grandes problemas na saúde que exigem soluções radicais, porque as que têm sido utilizadas não estão a resultar, e a tecnologia pode dar um aporte importante. Deu como exemplo, a descoberta científica propiciada por um exame de retinopatia para detetar a diabetes, que feita com uma tecnologia diferente, permitiu que se pudesse prever eventuais acidentes cardiovasculares.
Regulação aberta
"A sustentabilidade do sistema de saúde é um dos principais desafios e o digital é uma aposta estratégica. A tecnologia pode ser a chave para a eficiência e a otimização de um setor em os recursos são escassos e limitados e há dificuldades de recrutamento de profissionais de saúde", declarou André de Aragão Azevedo, secretário de Estado da Transição Digital. Acrescentou ainda que "a finitude de recursos implicar alargar a capacidade humana através da tecnologia". O novo governante fez ainda um apelo para que a regulação "não seja um bloqueio à inovação, tendo uma abordagem mais aberta e mais positiva", de forma a permitir o desenvolvimento de um ecossistema de tecnologias digitais.
Secretário de Estado da Transição Digital
Os Serviços nacionais de saúde não estar a acompanhar a tecnologia. No NHS, existem oito mil faxes em funcionamento. pedro pina Vice-presidente de Global solutions da Google
A saúde digital portuguesa é um exemplo no plano europeu pois está presente desde que nascemos, com o nascer digital, até ao óbito. artur mimoso Administrador da SPMS
Por sua vez Francisco Del Val, CEO da Sanofi, pediu que haja uma maior estabilidade no sector farmacêutico e uma visão de médio e longo prazo para que os projetos de inovação como os ensaios clínicos ou as parcerias com startups na área digital possam prosperar.
"A Sanofi está a utilizar a tecnologia digital nos medicamentos biológicos", anunciou Francisco Del Val, CEO da Sanofi, dando como um dos exemplos do impacto da digitalização na cadeia de valor do medicamento. Acrescentou que a Sanofi tem uma parceria com a Google com dez projetos em que a utilização de Inteligência Artificial e o big data pode acelerar a descoberta de novos medicamentos e de novas soluções na área da saúde.
Protótipo de soluções digitais
Por sua vez, José Mendes Ribeiro salientou que se tem de fazer a passagem de um sistema analógico para o sistema digital e de se criar uma cultura digital no sistema de saúde. "Portugal com 10 milhões de habitantes, e com as capacidades já demonstradas com projetos como a receita eletrónica ou a entrega digital dos impostos pode fazer da saúde um protótipo de soluções digitais".
"Estamos a fazer políticas públicas de saúde sem ter em conta a transformação digital", sublinhou Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde, que apontou ainda para a previsão da OCDE para que, dentro de 10 anos, se atinja cerca de 15% do PIB para a Saúde, pois Portugal é o quinto país mais envelhecido do mundo.
Para o ex-governante, a tecnologia e o empoderamento dos doentes implica uma maior confrontação com os profissionais de saúde, o que aliado às condições de trabalho, de carreiras, de salários, cria um caldo para a emergência do burnout, que como disse, "não é um problema nacional dos profissionais de saúde portugueses mas planetário", e não deve ser tratado através da "confrontação". Como referiu Pedro Pina 42% dos profissionais de saúde americanos já sofreram de exaustão.
Lista de prémios
Vencedores
Cuidados Primários
USF da Baixa (Lisboa) - Prescrição Social
Cuidados Hospitalares
Hospital dr. Francisco Zagalo, Ovar - Desmaterialização de Registo do Processo
Cuidados Continuados
Unidade de Longa Duração e Manutenção da SCM de Póvoa do Lanhoso Sistema de Gestão de Tarefas e Atividades (GTA)
Prevenção e Promoção da Saúde
Associação Prevenir - Intervenção Precoce, Gestão Emocional
Projetos Integrados Especiais
Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla - Cuidados Integrados de SPEM - SICaSA
Menção Honrosa
Resultados em Saúde
Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel - Reabilitação Domiciliária
Responsabilidade Ambiental
União das Misericórdias Portuguesas - Centralização de Recursos Farmacêuticos
Novas Práticas de Caráter Inovador
SESARAM - Reabilitação e Tecnologia
Saúde, Experiência do Cidadão
ULS Alto Minho/USF LETHES - Consulta de Dor
Sustentabilidade Económica
União das Misericórdias Portuguesas/UCCI BENTO XVI - UCCI Especializada em Utentes com Demência