Como usar o plano de negócios do IAPMEI
A 17 de Junho passado escrevi sobre "como apresentar o seu projecto a um investidor". Nesse artigo referia o uso a uma folha de cálculo do IAPMEI que permite elaborar o modelo económico-financeiro do seu plano de negócios.
PUB
Hoje, e depois de fazer bastantes simulações sobre essa folha de cálculo, concluo que o resultado foi positivo. No entanto, a folha apresenta algumas limitações que devem ser tidas em conta. Aproveito este artigo para deixar alguns conselhos de como contornar as limitações, já que a folha em causa é bastante útil para os empreendedores e mostrará um enorme profissionalismo quando da sua apresentação a um futuro investidor. Por isto, dou os parabéns a quem a realizou.
Antes de mais, saiba onde obter o modelo económico-financeiro para juntar ao seu plano de negócios. Dirija-se a www.iapmei.pt, clique em Finicia e, de seguida, no menu lateral esquerdo em "para o empreendedor". Em guias práticos poderá ver um "link" que se divide em dois (clique na frase correspondente à informação que pretende): "Como Elaborar um Plano de Negócios + Modelo Excel para o Plano de Negócios". Clique em "Modelo Excel para o plano de negócios".
Leia atentamente as instruções antes de começar a preencher o modelo. Como referem as instruções, e como tenho vindo a referir, deve dominar conceitos básicos de análise económica e financeira, caso contrário recorra a alguém que os domine.
PUB
Quando abrir este modelo pela primeira vez, vai-lhe parecer complexo, mas na óptica do utilizador, será extremamente simples. Só terá de inserir cinco dados e, depois, tudo se calcula automaticamente. O primeiro tem a ver com os pressupostos, como o prazo médio de recebimentos e pagamentos, entre outros. O segundo, as vendas nacionais e internacionais, caso existam. Aqui, está também dividido por produtos e serviços. O terceiro é o CMVM para os produtos no mercado nacional e internacional. Quarto, são os conhecidos FSE. E, por último, gastos com pessoal. Toda esta informação estará na sua cabeça quando pretende montar um novo negócio ou explorar uma nova linha de negócio.
Começando pelas vantagens, poderá constatar que, depois de introduzir todos estes valores, obtém um modelo económico e financeiro completo para apresentar ao seu investidor, com indicadores do negócio, balanços, demonstrações de resultados para os próximos seis anos. Outra vantagem é que garante o bom cálculo dos números, porque a folha está fechada, não o deixando cometer erros. Ainda como vantagem, consegue determinar automaticamente o valor a pedir a um investidor, e fazer várias simulações variando os pressupostos para determinar cenários optimistas e pessimistas.
Como desvantagens, a rubrica de "fornecimentos e serviços externos" (FSE) não permite definir diferentes valores de crescimento por rubrica. Se, por exemplo, o incremento anual na rubrica publicidade é de 3%, significa que todas as outras rubricas vão incrementar igualmente em 3% nesse ano, o que pode não ser verdade. Poderá ter um crescimento de 3% anual na publicidade mas de 10% nos subcontratados. O melhor será fazer uma folha à parte com os FSE e encontrar a média por rubrica dos FSE em cada ano, introduzindo esse valor por rubrica e explicando em anexo como se dividem esses valores na realidade.
PUB
Outra desvantagem, está na impossibilidade de considerar os dividendos. Na pestana "Plano financeiro" deste modelo, ainda aparece "pagamento de dividendos". Nessa rubrica não existe qualquer fórmula e também nas outras pestanas não existe forma de definir os dividendos a distribuir.
As vendas e CMVM estão limitados a número de produtos, tanto nacional como internacional. Se tem muitos produtos, terá de agrupá-los. No entanto, ao agrupar os produtos poderá encontrar outra limitação nos CMVM, porque por cada grupo de produtos terá de ter a mesma margem bruta, uma vez que o modelo define uma margem bruta por produto.
Descarregue o modelo e comece já a fazer as suas simulações. Este modelo serve, também, para empresas já estabelecidas que queiram determinar previsões dos seus resultados ao longo dos anos, bem como a evolução projectada para a valorização da empresa. Eu gostei e é bastante útil.
PUB
O que fazer?
1. Um excelente modelo económico e financeiro, mas como tudo na vida, nada é perfeito. Saiba como contornar os defeitos deste modelo.
2. Este modelo só por si pode melhorar o seu plano de negócios em 50%. Utilize-o.
PUB
Envie para o "e-mail" jng@negocios.pt as suas questões, dúvidas ou experiências sobre "Plano de Negócios IAPMEI" *Fundador e líder executivo da Zonadvanced, autor de "Ganhei!"
Mais Artigos do autor
Mais lidas
O Negócios recomenda