Crescer com as quedas
O fracasso, o insucesso podem ser uma ocasião de crescimento, tanto a nível profissional como pessoal. Steve Jobs explica numa conferência em Stanford, disponível no Youtube, como o facto de numa ocasião ter sido despedido, originou um dos períodos mais criativos da sua vida. E há mais casos de pessoas que só alcançaram o êxito depois de um fracasso.
Um insucesso obriga a pessoa a reflectir, a parar, a olhar para a realidade com outros olhos, ou seja, faz com que o indivíduo avalie e pondere tudo aquilo que realizou até esse momento de "falhanço". No fundo, ganha um sentido para a vida nos seus diversos níveis. Dá valor ao essencial e à célebre máxima "menos é mais". Ao olhar para o passado, descobre os erros, aprende com eles e lança-se a um novo rumo, respondendo à pergunta: o que quero mesmo da vida?
PUB
Fracassar leva a pessoa a encarar-se consigo mesma e a ganhar coragem para deixar de ter vergonha de errar. Vencendo o medo a falhar, é mais fácil tentar de novo. Uma maneira válida de resolver o desespero quando se está a passar dificuldades, é procurar uma alternativa. Não há nada a perder, diminuindo por isso o medo a arriscar. O risco também será menor pois já conta com experiência e conheceu-se melhor ao ter de viver e de ultrapassar esse insucesso.
As quedas conduzem por fim a outra conclusão: para subir preciso de confiar nos outros. Tenho de saber criar equipa. Os super-homens não existem, mas os heróis sim.
"Homens de Negócios"
PUB
Título original: "The Company Men"
Realizador: John Wells
Actores: Bem Affleck, Chris Cooper
PUB
Música: Aaron Zigman
Duração: 104 min. | Ano: 2010
Vários executivos de topo de uma empresa são despedidos. Ganhavam bem, mas a crise atingiu-os em cheio. Além disso, o presidente preocupava-se mais em construir a sumptuosa sede e manter a imagem, do que com os seus colaboradores.
PUB
O filme irá seguir o trajecto desses gestores desempregados. Um suicida-se desesperado. Outro tem vergonha de reconhecer o fracasso, depois de toda a vida ter colocado a sua realização pessoal apenas no nível profissional. Outro tenta aguentar-se com os lucros acumulados. No entanto, todos enfrentam um problema comum: como encarar a família e os amigos?
O principal protagonista pouco a pouco vai-se dando conta que dera demasiada importância a aspectos que não são essenciais. Ouve os conselhos da mulher e vence a vergonha da derrota. Reencontra o equilíbrio familiar e emocional. Aceita realizar tarefas de menor reconhecimento social. Dá um novo sentido à sua vida. Continua a lutar pelos seus ideais mas com uma visão mais realista. Coloca todos os meios ao seu alcance para retomar as funções para as quais se sente vocacionado. Fala com uns e outros, ajudando-os também no que pode. No final, será em conjunto que encontrará a solução.
Tópicos de análise
PUB
• A realização pessoal é fruto do equilíbrio emocional a nível laboral e familiar.
• Aceitar o fracasso liberta do passado e abre o caminho para a solução.
• Menos é mais: descobrir o essencial torna a meta mais clara e acessível.
• Aceitar o fracasso liberta do passado e abre o caminho para a solução.
"Tropa de Elite 2"
PUB
Título original: "Tropa de Elite 2"
Realizador: José Padilha
Actores: Wagner Moura; Irandhir Santos
PUB
Música: Pedro Bromfman
Duração: 116 min. | Ano: 2010
Um dos responsáveis pelo Batalhão de Operações Especiais "BOPE", estimado pela população e pelos seus pares vê-se envolvido numa acção militar que corre mal. Uns desejam que perca os seus poderes e outros consideram que deve continuar.
PUB
A surpresa é grande ao ser nomeado para o órgão máximo de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Ele sabe que mais do que uma promoção, está a ser colocado numa "prateleira dourada". Apesar de tudo, aceita o novo cargo. Isso obriga-o a focar-se no que realmente importa. Que pretende fazer? Que quer da vida? Sabe que precisa de se concentrar para definir muito bem os novos objectivos a alcançar.
Reflectindo no que lhe sucedera e no que vê à sua volta, constata que as redes de corrupção são muito profundas, envolvendo polícia, milícias, políticos, traficantes. Decide por isso atacar nos pontos nevrálgicos, abandonando questões menores que o desviariam do alvo. Aprendeu à sua custa a rectificar estratégias. Não se trata de renegar tudo o que fizera. Aplica é às novas situações a experiência acumulada. Socorre-se de pessoas de confiança e conquista novos aliados. Não quer vitórias fáceis a curto prazo. As metas altas que se propôs motivam-no a erguer-se novamente e a não desistir.
Tópicos de análise
PUB
• Concentrar-se no essencial evita a dispersão de esforços.
• Propor-se desafios valiosos e úteis, motivam a lutar pela sua conquista.
• Um fracasso permite reinventar-se graças à experiência adquirida.
• Propor-se desafios valiosos e úteis, motivam a lutar pela sua conquista.
Mais Artigos do autor
Mais lidas
O Negócios recomenda