"Descent into Limbo"
"Um homem sofreu ferimentos ao cair na obra 'Descent into Limbo', de Anish Kapoor, exposta em Serralves."
PUB
Esta foi a notícia. Tal como o "homem que mordeu o cão", a notícia não foi a obra de arte, mas sim o homem que caiu - literalmente - na obra de arte.
No incêndio de Monchique, a notícia para o Governo não foram os avultados prejuízos infligidos, a dimensão (à escala europeia) do incêndio, o número de hectares ardidos, o número de habitações destruídas, as unidades produtivas e hoteleiras paralisadas, mas sim a aparentemente inusitada "grande vitória de ter sido possível apagar as chamas sem nenhuma vítima mortal".
PUB
No acidente de Serralves foi assegurado que "foram cumpridas todas as medidas de segurança protocoladas", designadamente a assinatura de um termo de responsabilidade e o acompanhamento de um assistente de sala na visita à obra.
PUB
No incêndio de Monchique foi assegurado que foram cumpridas todas as medidas de segurança e o "acompanhamento" da GNR para retirar as pessoas das suas habitações.
A direcção de Serralves decidiu reforçar as medidas de segurança "para diminuir riscos", aumentando e reforçando "a dimensão da sinalização visual" colocada no local.
PUB
No incêndio de Monchique, o Governo decidiu reforçar os meios de combate com a colocação de todos os meios possíveis, mais de 1.300 bombeiros, quase 500 veículos, além dos meios aéreos.
PUB
A Fundação Serralves foi rápida a reagir ao acidente: a zona onde se encontra a obra foi isolada e reabrirá assim que a intervenção na obra estiver concluída.
O Governo também: já anunciou um projecto para a criação de um plano de reordenamento económico da serra de Monchique.
PUB
Como se vê, as regras do "protocolo" de segurança e de estratégia comunicacional foram escrupulosamente seguidas quer em Serralves quer em Monchique.
PUB
A "obra" do incêndio de Monchique foi a devastação de perto de 30 mil hectares (equivalente a mais de cinco vezes da área ardida este ano, em todo o país, já considerado o maior da Europa), cifrou-se em mais de 10 milhões de euros de prejuízos em habitações (50 casas ficaram total ou parcialmente destruídas) e em infra-estruturas municipais. Além disso, a fábrica da "Água de Monchique" ficou paralisada, com um prejuízo diário de 60 mil euros, foi evacuada uma unidade hoteleira, e além da área florestal ardida, ficou destruído, pelo menos, 2/3 da área de medronhal existente na serra além de largos milhares de colmeias.
"Descent into Limbo" é uma obra baseada numa pintura homónima de Andrea Mantegna, inspirada "pelo jogo formal e metafórico entre luz e escuridão (...)", de acordo com a descrição da Fundação de Serralves.
PUB
No incêndio de Monchique assistiu-se a um "jogo formal e metafórico", em que o Governo viu a "luz" e as populações atingidas a "escuridão".
PUB
Numa verdadeira "descida para o limbo".
O resto são coincidências.
PUB
Advogado
Mais Artigos do autor
Mais lidas
O Negócios recomenda