Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Temos de falar sobre Cavaco Silva

21.03.2023

O PER, lançado em 1993 durante o seu último Governo, permitiu, e bem, realojar inúmeras famílias que viviam em condições precárias. Mas também abriu caminho a que fossem cometidas as maiores alarvidades urbanísticas que há memória no nosso país. Mas disso não falou Cavaco Silva. Nem, curiosamente, o PS.

A Banca em Portugal

15.03.2023

António Horta Osório, quando foi chamado para liderar o Lloyds Bank, conseguiu que o banco, nacionalizado aquando da crise do subprime, voltasse a ser privado e devolvesse ao Estado inglês todo o dinheiro dos contribuintes injetado na crise. Nós por cá, pagamos, pagamos e continuamos a pagar.

Brincar com o dinheiro dos outros

07.03.2023

Se há coisa que não deve andar ao sabor de uma qualquer moda de momento ou da vontade da política de um Governo é o Imobiliário. Georges Clemenceau, ex-primeiro-ministro francês, dizia que “a guerra é uma coisa demasiada grave para ser confiada aos militares.” Adaptando este ditado à realidade imobiliária, eu diria que “o imobiliário é uma coisa demasiada grave para ser confiada aos políticos”. Explico porquê.

Recordar Adam Smith

01.03.2023

No limite, até podemos apoiar apenas os portugueses, tirar direitos aos estrangeiros, proibir, condicionar ou limitar. O que seja. No final do dia, acredito que nada disto irá substituir o sacrossanto princípio da lei da oferta e da procura.

Aquele cheirinho a Venezuela

22.02.2023

E, mesmo que o Governo não vá atrás dos Srs. Antunes desta vida, esta lógica de obrigar compulsivamente ao arrendamento tem algum cheirinho a Venezuela.

Viver no interior

15.02.2023

Quero dizer-vos que estamos a ser enganados há anos, porque vive-se muito melhor no interior do que no litoral do país. Vive-se muito melhor fora de Lisboa e do Porto mas, no entanto, continuamos a alimentar o mito de que a malta do interior são os parentes pobres da nacionalidade.

33%

07.02.2023

A maioria das famílias portuguesas tem dificuldade em pagar a casa onde vive e está muito acima da taxa de esforço recomendada pelo Banco de Portugal.

Os novos time-sharing do século XXI

31.01.2023

Trata-se de uma nova forma de investimento, em que os hotéis optam por vender os quartos, mas mantêm a gestão do espaço e das reservas. Para os proprietários, esta opção assegura liquidez financeira, através da venda destes ativos e da sua gestão.

Três meses

24.01.2023

Quando já estamos atrasados, convém olhar para quem partiu à nossa frente, aprender, adaptar e acelerar o passo. Não há mais desculpas. Ou tempo a perder.

O turismo como falso desígnio nacional

17.01.2023

Deslumbrados que estamos neste suposto desígnio nacional que é o turismo, parece que vale tudo ou quase tudo para que Portugal seja um país atrativo aos bolsos estrangeiros. Já o fizemos no passado, no Algarve, com as consequências que muitos de nós ainda se recordarão.

Publicidade
C•Studio