Jorge Marrão 01 de Janeiro de 2020 às 22:30

Avatares

O presidente Gorbatchev tinha razão: íamos ter saudades da União Soviética para explicar que os capitalismos, com todos os seus defeitos, são sempre melhores do que aquele poderoso sistema que prometia nas terras de Rus que a utopia se ia concretizar: o paraíso na Terra.

A FRASE...

 

PUB

Santos Silva penitencia-se por declaração sobre gestão das empresas.

Público online em 30 de Dezembro de 2019

A ANÁLISE...

PUB

 

Nada mais útil para uma sociedade quando alguém nos destinos de uma nação verbaliza em público o que normalmente reserva, ou deveria reservar, para a esfera privada. Na América conservadora de Trump, as falhas públicas deste são entendidas pela tribo como reacionarismo do "deep state" e dos seus bufos. Em Portugal, se uma negociação é entendida como uma feira de gado, e a ausência de crescimento económico é responsabilidade da impreparação dos empresários, não havendo "deep state", diria que temos, pelo menos, "deep spirit". Estas afirmações podem (e devem) ser estudadas nas universidades de economia e gestão. No primeiro caso, enquadrar-se-iam na teoria dos jogos e nas técnicas de negociação; no segundo caso, a literatura sobre macro e microeconomia e comportamento dos agentes económicos empresas é tão vasta que rapidamente se concluiria sobre a ligeireza das afirmações e a falta de conhecimentos sobre o que já se produziu nestas matérias. Todavia, considerando a matriz ideológica a que cada um de nós se agarra para explicar o mundo e a vida, as afirmações revelam naturalmente o conflito entre a visão da esquerda (utopia) e da direita (realidade). Quando o Homem não serve – leia-se o povo precisa de ser educado, há que criar urgentemente um Homem novo e acelerar o progresso – navegamos nas águas da utopia socialista; quando o empresário é inútil – leia-se não estudou para ser empresário, e portanto uma gestão centralizada da economia ou a criação de campeões nacionais deveriam ser imperativos nacionais, isto é, precisarmos de dirigismo – submergimos no desprezo da utopia socialista sobre o papel do indivíduo empresário. O presidente Gorbatchev tinha razão: íamos ter saudades da União Soviética para explicar que os capitalismos, com todos os seus defeitos, são sempre melhores do que aquele poderoso sistema que prometia nas terras de Rus que a utopia se ia concretizar: o paraíso na Terra.

 

PUB

Este artigo de opinião integra A Mão Visível - Observações sobre as consequências diretas e indiretas das políticas para todos os setores da sociedade e dos efeitos a médio e longo prazo por oposição às realizadas sobre os efeitos imediatos e dirigidas apenas para certos grupos da sociedade.

maovisivel@gmail.com

Pub
Pub
Pub