pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Estes fascínios têm o efeito perverso de desviar as atenções do país dos seus reais problemas económicos, adiando, ainda mais, a construção duma estratégia de desenvolvimento, económico e social, robusta e sustentada.

Os fascínios dos nossos políticos

As residências universitárias têm, na conjuntura actual, que é muito diferente da do meu tempo, um papel fundamental no processo de inclusão e na criação de redes de contactos.

O elevador social

Os grandes grupos empresariais espanhóis já consideram, há vários anos, que Portugal pode ser tratado como mais uma província de Espanha.

A integração ibérica

A energia é a variável que condiciona todo o nosso futuro, com especial relevância, em termos empresariais, para as necessidades gigantescas de energia que os "data centers" vão exigir, a mobilidade eléctrica e as indústrias extractivas. Para além do consumo residencial, ligado à qualidade de vida e de saúde das pessoas, com reflexos directos nos orçamentos da área social.

Energia — o parente pobre

A inovação surge, nestes trabalhos, como o motor para o crescimento económico sustentado, e, neste processo, tem de ocorrer um fenómeno de “destruição criativa”, ou seja, tecnologias ultrapassadas têm que ser abandonadas e substituídas por tecnologias emergentes.

A destruição criativa

Os presidentes de câmara do interior do país, pobre, têm uma razoável autonomia para a gestão corrente dos seus concelhos, mas dependem, completamente, das instituições regionais para os investimentos nos seus projectos de desenvolvimento.

A nossa regionalização

A primeira concentra-se na optimização das várias funções de gestão, a curto prazo, a segunda identifica as tendências de médio e longo prazo, e perspectiva o futuro.

Gestão corrente vs. gestão estratégica

Saindo da sua área de conforto, os processos de diversificação obrigam, sempre, a uma curva de aprendizagem, para a nova área de negócios, de modo a atingir a curva eficiente do portfólio, ou seja, onde a relação risco–remuneração seja a ideal.

Diversificação empresarial nos grupos familiares

Governar um país é mais difícil do que gerir uma empresa ou outra instituição, daí a importância da experiência anterior na gestão de organizações complexas.

Os CV dos ministros

Se o actual PS conseguir o resultado que conseguiu com a troika, atribuindo as culpas ao PSD pelas dificuldades em resolver este enorme problema, que eles próprios criaram, temos de lhes tirar o chapéu.

Narrativas, embustes, estagnação económica

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio