Cronista
Luís Todo Bom Professor Associado Convidado da ISCTE Business School
Luís Todo Bom Administradores não-executivos e estratégia 05.05.2019 Luís Todo Bom
O objectivo deste programa, neste âmbito específico, pode ser definido dum modo simples: eliminar os comportamentos de "fantasma", de "carimbo de borracha" e de "revisão mínima" nos administradores não-executivos das nossas empresas.
Luís Todo Bom Formação de profissionais para as empresas 31.03.2019 Luís Todo Bom 76
O grande problema da baixa produtividade das nossas empresas não é a carência de quadros qualificados, mas sim a carência de quadros profissionais, ou seja, do baixo profissionalismo da grande maioria dos quadros nacionais.
Luís Todo Bom Escalas de distribuição do rendimento 05.03.2019 Luís Todo Bom
A grande maioria dos autores de estratégia empresarial, da corrente comportamental, concorda com a existência dum ratio óptimo na escala de distribuição de rendimentos, numa empresa, ou seja entre o valor mais elevado e o menor valor recebido por um colaborador.
Luís Todo Bom Carreiras fechadas, progressões automáticas, produtividade 03.02.2019 Luís Todo Bom 28
Este ambiente, de inspiração Venezuelana, é devastador para os nossos jovens, que ingressam na administração pública com os ideais da juventude e que rapidamente se transformam nuns acomodados à situação vigente, com receio da mudança.
Luís Todo Bom Competitividade e produtividade 07.01.2019 Luís Todo Bom
Existe uma correlação directa entre a competitividade e a produtividade, embora não seja suficiente uma empresa deter uma elevada produtividade para ser competitiva nos mercados mais exigentes.
Luís Todo Bom Desenvolvimento empresarial: focus e prioridades 02.12.2018 Luís Todo Bom
Angola atravessa uma crise económica profunda, com uma recessão em que o PIB não cresce há 3 anos consecutivos e a dívida pública aumenta, atingindo já 71% do PIB.
Luís Todo Bom Alianças estratégicas e empresas familiares 05.11.2018 Luís Todo Bom
As alianças estratégicas e as empresas familiares apresentam várias características em comum, nomeadamente, uma elevada taxa de mortalidade, conflitos entre pares e factores semelhantes de sucesso e insucesso.
Luís Todo Bom Salários vs. massa salarial 30.09.2018 Luís Todo Bom
Com produtividades baixas, a única forma de se manter a competitividade dos produtos e serviços fornecidos, nos vários mercados em que concorrem, reside na manutenção de salários reais horários baixos.
Luís Todo Bom Dois testemunhos obrigatórios 02.09.2018 Luís Todo Bom
Perdi, recentemente, dois grandes amigos, da minha geração, com quem partilhei muitos momentos, pessoais e profissionais. Com a morte do João Soares da Silva e do Pedro Queiroz Pereira, o país ficou, também, mais pobre.
Luís Todo Bom Grupos empresariais familiares 05.08.2018 Luís Todo Bom
Apresentei, recentemente, em Luanda, uma conferência sobre "Gestão de Grupos Empresariais Familiares na Era do Conhecimento", integrada nas comemorações dos 20 anos da Multitel Angola.

Marketing Automation certified by E-GOI