pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A energia é a variável que condiciona todo o nosso futuro, com especial relevância, em termos empresariais, para as necessidades gigantescas de energia que os "data centers" vão exigir, a mobilidade eléctrica e as indústrias extractivas. Para além do consumo residencial, ligado à qualidade de vida e de saúde das pessoas, com reflexos directos nos orçamentos da área social.

Energia — o parente pobre

A inovação surge, nestes trabalhos, como o motor para o crescimento económico sustentado, e, neste processo, tem de ocorrer um fenómeno de “destruição criativa”, ou seja, tecnologias ultrapassadas têm que ser abandonadas e substituídas por tecnologias emergentes.

A destruição criativa

Os presidentes de câmara do interior do país, pobre, têm uma razoável autonomia para a gestão corrente dos seus concelhos, mas dependem, completamente, das instituições regionais para os investimentos nos seus projectos de desenvolvimento.

A nossa regionalização

A primeira concentra-se na optimização das várias funções de gestão, a curto prazo, a segunda identifica as tendências de médio e longo prazo, e perspectiva o futuro.

Gestão corrente vs. gestão estratégica

Saindo da sua área de conforto, os processos de diversificação obrigam, sempre, a uma curva de aprendizagem, para a nova área de negócios, de modo a atingir a curva eficiente do portfólio, ou seja, onde a relação risco–remuneração seja a ideal.

Diversificação empresarial nos grupos familiares

Governar um país é mais difícil do que gerir uma empresa ou outra instituição, daí a importância da experiência anterior na gestão de organizações complexas.

Os CV dos ministros

Se o actual PS conseguir o resultado que conseguiu com a troika, atribuindo as culpas ao PSD pelas dificuldades em resolver este enorme problema, que eles próprios criaram, temos de lhes tirar o chapéu.

Narrativas, embustes, estagnação económica

Na teoria dos recursos, o que determina a competitividade da empresa, mais do que a atractividade do sector em que se insere, são os recursos de que dispõe, a sua capacidade para os transformar em competências e capacidades, únicas, difíceis de imitar e valorizadas pelos seus clientes.

Gestão estratégica dos séculos XX e XXI

Com o actual PS, nenhuma reforma relevante do Estado ocorrerá, na justiça, na saúde, na educação, nos licenciamentos, na extinção de organismos inúteis, na burocracia, em geral.

Alianças e parcerias

A economia deixou de ser uma prioridade nacional, depois dos governos do Professor Cavaco Silva, e o resultado está à vista, com taxas de crescimento medíocres.

O Ministério da Economia

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
Publicidade
C•Studio