Luís Marques Mendes 16 de Outubro de 2022 às 21:44

Marques Mendes: "no plano económico, [o OE] é irrealista nas metas e mais do mesmo nas políticas"

Marques Mendes, no seu comentário habitual na SIC, fala do acordo do Orçamento do Estado para 2023, do acordo de rendimentos, dos casos de abuso sexual na Igreja, da guerra, entre outros temas.

ORÇAMENTO PARA 2023

PUB

    1. Este OE tem duas partes distintas: uma parte para consumo externo, a outra para o país. A primeira, a parte financeira, não é feita a pensar nos portugueses, mas sim a pensar nos mercados financeiros. É a parte da forte redução do défice e da dívida. Aqui, António Costa e Medina parecem Passos Coelho. Será que resolveram imitar o ex-primeiro-ministro? NÃO. É o fantasma da bancarrota. O primeiro-ministro e o ministro das Finanças têm medo dos mercados, da subida de juros e até de uma nova bancarrota. Fogem desse risco como o diabo da cruz. Logo, é um OE prudente. O que é um elogio.
    2. Na outra parte do OE, essa virada para o país, o Governo tenta fazer a quadratura do círculo. Tenta agradar a toda a gente. Sem grande sucesso.
  • No plano social, é um OE desigual. Faz um esforço para proteger os mais pobres. Mas desprotege dois sectores que o PS mais apoiou nos seus primeiros anos de governo: funcionários públicos e pensionistas. Será que o Governo mudou de orientação? NÃO. A razão é outra: o dinheiro não dá para tudo.
  • No plano económico, é irrealista nas metas e mais do mesmo nas políticas. Quanto ao irrealismo o FMI já o disse. Quanto às políticas temos a mesma falta de ambição, a mesma ausência de causas. Não há um objetivo mobilizador. Uma esperança para o futuro. Uma certa desilusão. 

3. Finalmente, há a parte política, com duas curiosidades:

PUB

DÉFICE E DÍVIDA

É a grande marca identitária do OE. É a maior válvula de segurança do país. Corresponde aos dois dados mais positivos da ação governativa:

PUB

Estas duas mudanças são indiscutivelmente positivas:

OE MELHORA RENDIMENTOS?

PUB

VAMOS TER MAIS INVESTIMENTO?

PUB

MARCELO E A PEDOFILIA NA IGREJA

PUB

MINISTROS SOB SUSPEITA?

O ESTADO DA GUERRA

PUB

Pub
Pub
Pub