pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Gonçalo Leite - Aluno do Mestrado em Economia na FEP e membro do departamento de Estudos e Consultoria Científica da FEP Economics Society
11:58

Argentina: conseguirá a desinflação sobreviver ao peso enfraquecido?

A Argentina parece ter consolidado uma vitória tática, mas a sustentabilidade permanece questionável. A desinflação é real, o superávite fiscal foi alcançado e a confiança legislativa foi restaurada.

  • Partilhar artigo
  • ...

Atualmente, a Argentina enfrenta um dilema económico complexo: enquanto a inflação anual atingiu o seu nível mais baixo dos últimos 7 anos (31,3% em outubro), com estabilização mensal entre 2% e 3%, a depreciação cambial de 38% do peso argentino face ao dólar em onze meses coloca em risco a sustentabilidade dos ganhos desinflacionários. Paralelamente, o país mantém um superávite fiscal recorde, mas este ajuste rigoroso pode estar a comprometer o crescimento económico necessário para consolidar a estabilidade.

Ver comentários
Ver mais
Publicidade
C•Studio