Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Pedro Barbosa - Docente do IPAM 13 de Abril de 2010 às 12:00

"ReWork"

Fried e Hansson são os autores de um conhecido blog: "Signal Vs Noise", que trata temas como design, cultura e motivação, ou a arte de gerir de uma forma diferente. Os autores são os donos da empresa 37 signs, que constrói soluções de software alegadamente...

  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
Fried e Hansson são os autores de um conhecido blog: "Signal Vs Noise", que trata temas como design, cultura e motivação, ou a arte de gerir de uma forma diferente. Os autores são os donos da empresa 37 signs, que constrói soluções de software alegadamente disruptivas baseadas na Web.

O livro "ReWork" é uma obra que vale a pena ler, porque põe as normas em causa. Põe os standards em dúvida. É um espaço de cepticismo, sem permanecer na penumbra da dúvida. As dissertações dos dois autores chegam a colocar o leitor numa posição de temporário desconforto, assim que alguns dos conceitos que tem como factos irreversíveis de boa gestão numa óptica contemporânea são postos em causa. No entanto, o livro faz este percurso sem necessariamente dizer que tudo está mal, e se torna necessário fazer de novo.

As 270 páginas do livro são lidas em pouco mais de duas horas, de forma descontraída e calma, porque cerca de metade do volume é ocupado com frases pequenas escritas em tamanho garrafal, ao estilo artwork, com aspecto kitch mas urbano. São mensagens que os autores querem sublinhar e este terá sido o formato escolhido para tal. A organização das partes é curiosa ("takedowns", "go", "progress", "productivuity", "competitors", "evolution", "promotion", "hiring", "damage control", "culture") e demosntra que os autores fazem aquilo que aconselham: não seguem necessariamente o caminho esperado e a lógica assumida das coisas.

"ReWork" não é um livro que aporte novas teorias revolucionárias ou ideias inesperadas, mas não deve subsistir dúvida quanto ao valor que a obra tem para quem não acompanha o referido blog - merece o investimento de tempo, porque acrescenta valor, tanto a novos ou potenciais empresários, como aos já estabelecidos, bem como a qualquer gestor, ou, num outro registo, a todos que se interessam por simplesmente saber evoluir.






Autor:
Jason Fried e David Hansson
Data Original: Março 2010
Frase: “Failure is Not a Rite Of Passage”
Keywords: rework, reeingineering; reinvent; success; rethink; inspirational;
Apreciação: ***






*Docente do IPAM
pbarbosa@gmail.com




Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias