"Webtrends - 10 cases made in web 2.0"
"Webtrends - 10 cases made in Web 2.0" é a nova edição da Comunicarte e das Edições Sílabo, em lançamento oficial esta semana.
Trata-se de um livro absolutamente fora do que é o "mainstream" das edições, sobretudo edições portuguesas. Ana Sofia Gomes e a sua Comunicarte merecem desde logo os parabéns por ousar lançar um livro sobre tendências, sabendo-se de antemão a forte perecidade deste tipo de edições, sobretudo quando em formato de livro tradicional e com uma temática tão mutável como a Web.
Como era de esperar de uma edição com génese numa agência de comunicação, o design é diferente e apelativo, desde a capa aos códigos de cores e de secções utilizados, o que acrescenta na fase pós leitura, em especial para consultas ocasionais.
Webtrends está dividido em três fases diferentes. A primeira consiste num processo de introdução e contextualização, incluindo a "História da Internet". A segunda e principal parte compõe-se de uma abordagem às tendências Web em dez áreas sectoriais diferentes, sempre com o universo português a servir de caso prático explicativo: Marketing e Publicidade, Comunicação Social, Empresas e Negócios, Sociedade, Educação, Política, Saúde, Cultura, Lazer e Religião. Estas análises incluem casos práticos, alguns exemplos colaterais e entrevistas com especialistas da área, além de avançarem um conjunto de tendências relevantes sobre os mesmos. A terceira e última parte estuda a comunicação 2.0 no Franchising em Portugal.
Webtrends é um livro que não está destinado apenas aos marketeers e tecnólogos da esfera cibernáutica. Trata-se de uma edição de interesse para todos os que querem aprofundar a compreensão do mundo digital nos últimos anos e ganhar sensibilidade sobre as tendências dos próximos.
Autor: Comunicarte (Coordenação Ana Sofia Gomes)
Data (Original): Dezembro 2010
Frase: "Nova dimensão do Planeta Web 2.0"
Keywords: Tendência, internet, Online, Portugal, Web, Comunicarte, Marketing, case
Apreciaçao: ***
*Docente do IPAM
Mais lidas