pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A decisão sobre a data de reabertura das escolas é política, e não técnica, mas o governo tem bons argumentos técnicos para contrariar os dois peritos que recomendam manter escolas do ensino básico fechadas até à Pascoa. Haja coragem.

10 razões para reabrir já escolas

Nem os portugueses se portaram mal na reação a esta terceira vaga de contágios, nem é preciso induzir-lhes mais medo. O que precisamos, pelo contrário, é de coragem. Coragem para reabrir o país de forma gradual e cautelosa, de modo a acudir às outras pandemias sociais criadas pelo necessário confinamento.

O pior vírus é o do medo

O Governo acha que as mães e os pais deste país são super-heróis. Manda-os trabalhar em casa, fecha as escolas e diz-lhes: "governem-se". Até quando? Logo se vê.

Brincar com os pais e as mães

Não se sabe tudo sobre as vacinas. Sabe-se o suficiente para as aprovar e administrar às populações, mas não o suficiente para acreditarmos que o pior já passou. Agora, como no início da pandemia, teremos de saber responder aos riscos de contágio com sensatez e equilíbrio, preservando as diferentes dimensões da nossa vida em sociedade.

E uma vacina para a ilusão, não há?

A decisão do Governo de mandar encerrar as escolas por dois dias é incompreensível e a forma como o fez, sem nenhum tipo de proteção para os pais que têm de trabalhar, uma afronta. Nos Açores, há escolas fechadas há mais de duas semanas. Custe isso o que custar aos pais e sobretudo às crianças.

As escolas não podem fechar

Pedro Passos Coelho acusou os portugueses de viverem acima das suas possibilidades. Agora, António Costa vem sugerir que convivem acima das suas possibilidades.

Conviver acima das suas possibilidades

A proposta do parlamento holandês até pode passar no crivo legal da União Europeia, mas é bastante duvidoso que passe pelo crivo da decência.

O desplante holandês

A situação de emergência obrigou e bem à flexibilização do processamento dos apoios às empresas, mas isso não pode ser confundido com ausência de fiscalização. Ou fiscalização para inglês ver.

Pague-se já, mas sem balda

A persistência do atual nível de contágios na Área Metropolitana de Lisboa resulta essencialmente da conjugação de dois fatores: o elevado nível de testes realizados em Portugal, por um lado, e os níveis de pobreza do país, especialmente acentuados em alguns concelhos desta região.

O país que temos

Centeno não entrou, e bem, na fantasia das previsões quando fez o Programa de Estabilidade, mas precisará de alguma fantasia para elaborar o orçamento retificativo que hoje começa a ser negociado com os partidos.

Fantasia orçamental

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio