Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

10 razões para reabrir já escolas

09.03.2021

A decisão sobre a data de reabertura das escolas é política, e não técnica, mas o governo tem bons argumentos técnicos para contrariar os dois peritos que recomendam manter escolas do ensino básico fechadas até à Pascoa. Haja coragem.

Temos de tratar da economia antes que ela nos trate da saúde

07.03.2021

A pandemia abriu uma grave crise económica e social no país que tem de ser tratada com a máxima urgência. É fundamental que Costa e Marcelo retomem a abordagem equilibrada e sensata que souberam ter nas duas primeiras vagas de covid.

O pior vírus é o do medo

18.02.2021

Nem os portugueses se portaram mal na reação a esta terceira vaga de contágios, nem é preciso induzir-lhes mais medo. O que precisamos, pelo contrário, é de coragem. Coragem para reabrir o país de forma gradual e cautelosa, de modo a acudir às outras pandemias sociais criadas pelo necessário confinamento.

Brincar com os pais e as mães

04.02.2021

O Governo acha que as mães e os pais deste país são super-heróis. Manda-os trabalhar em casa, fecha as escolas e diz-lhes: "governem-se". Até quando? Logo se vê.

E uma vacina para a ilusão, não há?

27.12.2020

Não se sabe tudo sobre as vacinas. Sabe-se o suficiente para as aprovar e administrar às populações, mas não o suficiente para acreditarmos que o pior já passou. Agora, como no início da pandemia, teremos de saber responder aos riscos de contágio com sensatez e equilíbrio, preservando as diferentes dimensões da nossa vida em sociedade.

As escolas não podem fechar

01.12.2020

A decisão do Governo de mandar encerrar as escolas por dois dias é incompreensível e a forma como o fez, sem nenhum tipo de proteção para os pais que têm de trabalhar, uma afronta. Nos Açores, há escolas fechadas há mais de duas semanas. Custe isso o que custar aos pais e sobretudo às crianças.

Conviver acima das suas possibilidades

01.11.2020

Pedro Passos Coelho acusou os portugueses de viverem acima das suas possibilidades. Agora, António Costa vem sugerir que convivem acima das suas possibilidades.

O desplante holandês

23.08.2020

A proposta do parlamento holandês até pode passar no crivo legal da União Europeia, mas é bastante duvidoso que passe pelo crivo da decência.

Pague-se já, mas sem balda

16.08.2020

A situação de emergência obrigou e bem à flexibilização do processamento dos apoios às empresas, mas isso não pode ser confundido com ausência de fiscalização. Ou fiscalização para inglês ver.

O país que temos

05.07.2020

A persistência do atual nível de contágios na Área Metropolitana de Lisboa resulta essencialmente da conjugação de dois fatores: o elevado nível de testes realizados em Portugal, por um lado, e os níveis de pobreza do país, especialmente acentuados em alguns concelhos desta região.

Fantasia orçamental

24.05.2020

Centeno não entrou, e bem, na fantasia das previsões quando fez o Programa de Estabilidade, mas precisará de alguma fantasia para elaborar o orçamento retificativo que hoje começa a ser negociado com os partidos.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio