pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Ser mentor do próprio chefe – a inversão de papéis é uma tendência

Num cenário de grande diversidade geracional, que junta no mesmo espaço quatro gerações diferentes – Baby Boomers, Geração X, Millennials e Geração Z –, as empresas recorrem cada vez mais à chamada mentoria inversa.

04 de Fevereiro de 2026 às 13:30
Aula com mentor e alunos de várias gerações
Aula com mentor e alunos de várias gerações Elise Amendola/AP
  • Partilhar artigo
  • ...

No final dos anos 1990, Jack Welch, o então famoso CEO da General Electric, juntou cerca de 500 executivos de topo e trabalhadores mais jovens. Cada gestor era acompanhado por um mentor mais novo que o ajudava a melhorar competências digitais no então mundo novo da internet. Este é apontado como o episódio pioneiro do chamado “reverse mentoring”, ou mentoria inversa, que está agora a popularizar-se no nosso tempo de inteligência artificial. São cada vez mais os diretores a sair das suas bolhas e a pedir conselhos aos mais novos, num cenário de maior diversidade geracional. Companhias como a British Airways, Cisco e 3M têm adotado a prática, para reter jovens promissores. Em Portugal, a Auchan tem em curso o programa “Shadow” e a psicóloga Bárbara Ramos Dias lançou uma metodologia para diminuir a rotatividade de talentos nas empresas.

Mais notícias
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub