Mitsubishi PHEV - Outlander eléctrico-híbrido recarregável

O Mitsubishi Outlander PHEV (sigla do inglês Plug-In Hybrid Electric Vehicle) é o primeiro híbrido 4x4 de duplo motor eléctrico recarregável à venda no mercado.
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Adriano Oliveira 22 de Fevereiro de 2014 às 10:02

Caracteristicas

€43.000

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Mitsubishi Oulander PHEV

Potência máxima do sistema de propulsão: 203cv (121cv do motor mais 82cv da bateria)

Motor de combustão: 4 cilindros em linha, 16 válvulas, gasolina, injecção indirecta, start/stop

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Cilindrada: 1.998cc

Potência máx.: 121cv às 4.500rpm

Binário máx.: 190Nm às 4.500rpm

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Motores eléctricos: 82cv e 137Nm (à frente); 82cv e 195Nm (atrás)

Tracção: total

Transmissão: automát., 1 velocidade

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Velocidade máxima: 170km/h

Aceleração 0-100km/h: 11,0 seg.

Autonomia eléctrico (EV): 52km

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Autonomia híbrido: 826km

Consumos:

ponderado: 1,9 litros/100km

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híbrido: 5,8 litros/100km

Emissões CO2 (combinado): 44g/km

 

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O Mitsubishi Outlander PHEV (sigla do inglês Plug-In Hybrid Electric Vehicle) é o primeiro híbrido 4x4 de duplo motor eléctrico recarregável à venda no mercado.

O PHEV utiliza como fontes de energia um motor de combustão a gasolina e dois motores eléctricos alimentados por uma bateria de iões de lítio de 60kW (82cv), que pode ser recarregada na rede eléctrica ou mesmo em andamento, através de um gerador. Estão todos interligados e funcionam em conjunto ou alternadamente, através de um complexo e sofisticado sistema de gestão.

Além de controlar a bateria, os motores e o gerador, o sistema operativo selecciona de forma automática, consoante a condução, um dos três modos de funcionamento disponíveis: 'EV' - apenas eléctrico; 'Série' - o motor de combustão liga automaticamente para fazer funcionar o gerador e carregar a bateria; 'Paralelo' - o motor a combustão é a principal fonte de energia.

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Com uma potência máxima combinada de 203cv, o Outlander PHEV oferece como principais vantagens um baixo custo de utilização (1,9 litros de gasolina aos 100 km ou 5,8 litros com a bateria descarregada), mesmo em relação ao gasóleo, e uma autonomia total de 878km, dos quais 52km em modo eléctrico. Em contrapartida, o preço de 43 mil euros é elevado, sobretudo quando comparado com o da versão do Outlander de 150cv a Diesel.

Poucas diferenças

Exteriormente, logótipo à parte, a principal diferença entre a versão Outlander a Diesel e o PHEV reside no compartimento lateral, que dá acesso às duas tomadas de carregamento da bateria, uma convencional para a corrente alterna de 230V em 10A, a outra para cargas rápidas em corrente contínua. A primeira permite uma recarga completa em cinco horas, enquanto a segunda garante 80% da autonomia em 30 minutos.

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A instalação da bateria e dos carregadores sob o piso do Outlander obrigou à redução da capacidade do depósito de combustível (que passa dos 60 para os 45 litros), e a sua colocação na parte de trás do veículo reduziu em 14 litros a capacidade da bagageira, que apesar de tudo oferece uns generosos 463 litros de volume. O compartimento existente por baixo do piso também diminuiu de 73 para 35 litros. A habitabilidade mantém-se boa, mas contrariamente à versão normal o Outlander PHEV não está disponível na configuração de sete lugares, já que a terceira fila de bancos não é compatível com o espaço para a bateria.

Por fim, refira-se que, devido ao sistema de propulsão híbrido-eléctrico, o Outlander ficou cerca de 200 quilos mais pesado que a versão Diesel, mas por outro lado o aumento de peso contribuiu para aumentar a rigidez estrutural e baixar o centro de gravidade, o que melhora o seu comportamento em estrada.

Como funciona

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Em termos práticos, com uma dose diária de electricidade, o Outlander não gasta uma gota de combustível numa utilização normal, suave e silenciosa, e está sempre pronto para avançar por caminhos mais difíceis.

Em modo eléctrico, a velocidade máxima é de 120 km/h e a tracção às quatro rodas é conferida pelos dois motores eléctricos, um no eixo dianteiro, outro no traseiro. Quando a bateria está descarregada e é necessária mais potência ou quando a velocidade ultrapassa os 120km/h, o motor a gasolina entra em funcionamento e prolonga a autonomia. O motor também liga automaticamente para alimentar o gerador, com o objectivo de carregar a bateria enquanto se conduz. Com o veículo estacionado e o motor a trabalhar, o gerador também pode carregar a bateria.

O PHEV está disponível em dois níveis de acabamento, o Intense + (€43.000) e o Instyle Navi + (€48.000). A versão de entrada está bem equipada e inclui, entre outros, bancos em pele e tecido, ar condicionado automático, câmara de marcha atrás e Bluetooth.

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