Virgolino Faneca lança SOS para decifrar o enigma das cartolinas
Caro Alfredo
PUB
Desculpa importunar-te com esta missiva. Sei que a tua especialidade são os plásticos, mas, na minha avaliação extrapolativa, quem percebe de plásticos entende de alumínios, quem domina os alumínios tem sabedoria em matéria de cartão canelado e quem conhece o cartão canelado está apto para tecer considerações sobre cartolinas, independentemente do tipo, do tamanho e das cores das mesmas.
É pois na qualidade de especialista por inerência em cartolinas que peço o teu socorro, o qual reputo de decisivo na decifração de um tema que, durante esta semana, tem afligido a humanidade, os adeptos do futebol português em geral e os bosquímanos em particular. Refiro-me, em concreto, ao arremesso de cartolinas durante o dérbi Benfica-Sporting por parte dos adeptos da casa, uma situação que proporcionou um estimulante debate no chamado pós-jogo.
PUB
Segundo o presidente do Sporting, o senhor Bruno Carvalho, o facto de o Benfica ter organizado uma coreografia com recurso a cartolinas foi apenas uma artimanha para, posteriormente, usar as ditas como armas para infligir dor física nos adversários. O senhor Bruno, terminado o jogo, exibiu como prova deste crime uma cartolina muito bem dobradinha e aprisionada por fita adesiva, de forma a torná-la num objecto contundente.
Agindo em conformidade, o senhor Bruno pediu explicações à FPF, à FIFA, à UEFA, à Polícia, ao Ministério Público, ao Ministério da Administração Interna e ao Presidente da República, mas a única resposta que até agora obteve foi de Marcelo Rebelo de Sousa. Numa nota enviada à comunicação social, o chefe de Estado disse esperar que Eder volte rapidamente aos golos, de forma a repetir na Taça das Confederações o feito alcançado no Europeu de França.
PUB
Cá para mim tenho que o Presidente Marcelo fugiu deliberadamente à pergunta, mas se calhar é só impressão minha. Quanto ao Benfica, questionado pela minha pessoa sobre o assunto, remeteu todas as explicações para a Prado - Cartolinas da Lousã e anexou na resposta uma caixa com uma camisola do Eusébio e um voucher para morfar na Catedral da Cerveja.
Penso ainda que o senhor Bruno Carvalho foi contido nas suas acusações. Passo a explicar. Segundo me foi possível observar, o Benfica colocou à disposição dos seus adeptos-soldados cartolinas brancas, amarelas e vermelhas. Ora, os árbitros usam cartolinas amarelas e vermelhas para admoestar os jogadores, pelo que as ditas devem também ser fornecidas pelo Benfica, numa clara acção de aliciamento (já não bastavam os vouchers!) que o timoneiro sportinguista deixou passar em claro, vá-se lá saber porquê.
PUB
É todo este imbróglio que só tu podes deslindar, Alfredo. A começar pelo básico. Por exemplo, foram mesmo usadas cartolinas, terá sido color-set ou papel cartão? A fita-cola era de fabrico nacional? Em que escola é que Bruno Carvalho aprendeu artes manuais? O Luís Filipe Vieira sabe fazer aviões com cartolinas? E o Rui Costa? Qual é a relação entre a gramagem das ditas e o seu tempo de voo após terem sido atiradas por energúmenos? O facto de as crianças usarem cartolinas diz alguma coisa sobre este tipo de discussão? Como é que se fazem origamis com cartolinas?
Agradeço que passes cartão a esta missiva e me respondas tão rápido quanto possível, a bem da estabilidade nacional, que por esta altura se encontra ferida pela aresta aguçada de uma cartolina.
PUB
Um abraço deste teu,
Virgolino Faneca
PUB
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Virgolino Faneca Sporting Benfica Bruno Carvalho Luís Filipe Vieira cartolinasMais lidas
O Negócios recomenda