Lexus IS 300h: Experiência híbrida reforçada

A Lexus renovou a berlina híbrida IS 300h e quer ganhar terreno na Europa. Estética, qualidade interior, suspensão, direcção e dinâmica foram revistas e melhoradas.
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Adriano Oliveira 18 de Fevereiro de 2017 às 15:10

Características

58.782€*

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Lexus IS 300h F Sport+

Potência combinada do sistema de propulsão: 223 cv

Motor de combustão: dianteiro longitudinal, gasolina, alumínio, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, injecção directa, "start/stop"

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Cilindrada: 2.494 cc

Potência: 181 cv às 6.000 rpm

Binário: 221 Nm (4.200-5.400 rpm)

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Motor eléctrico: 143 cv / 300 Nm

Velocidade máxima: 200 km/h

Aceleração: 8,4s 0-100 km/h

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Tracção: traseira

Transmissão: E-CVT automática de variação contínua

Consumo misto: 4,6l/100km

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Consumo urbano: 4,7l/100km

Cons. extra-urbano: 4,8l/100km

Emissões CO2: 109 g/km (Euro VI)

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*Inclui pintura metalizada 1.082,40€ e despesas de legalização e transporte 1.000€

Nota: Gama IS desde 44.700€

Com o actual "restyling" da 3.ª geração da berlina IS 300h, lançada em 2013, a Lexus, marca de prestígio do grupo Toyota, volta mais uma vez à carga contra alguns "pesos-pesados" dos principais construtores alemães, que dominam o segmento D na Europa.

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Quarta marca "premium" no mundo, com um total de 677 mil unidades vendidas em 2016, um aumento de 17% face ao ano anterior, a Lexus progrediu do mesmo modo no espaço europeu (64 mil veículos em 2015 e 74 mil em 2016), com a gama IS a ser responsável por este crescimento.

Assim, e para reforçar a sua posição europeia face à concorrência, o Lexus IS 300h beneficia de um conjunto de melhoramentos, que lhe conferem mais conforto e agilidade.

Mecanicamente, as principais alterações visaram a melhoria da suspensão e da sua rigidez. À frente, a suspensão de duplos triângulos sobrepostos tem uma nova montagem de braço inferior em alumínio, em vez de aço, que aumenta a rigidez em 49%. A aplicação de novos casquilhos na ligação entre o braço e a suspensão permitiram reforçar ainda mais a rigidez. E tudo sem aumento de peso.

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Atrás, a barra estabilizadora foi revista, assim como os amortecedores e a taragem das molas no seu conjunto. Uma última nota para a reparametrização da unidade de controlo da assistência eléctrica da direcção, que melhorou a sua resposta e eficiência em curva.

Esteticamente, o IS 300h ostenta uma nova grelha dianteira trapezoidal, novas ópticas e luzes de tecnologia LED. O pára-choques foi redesenhado e apresenta entradas de ar mais verticais, que dão um ar mais dinâmico ao modelo. Atrás, há pequenos retoques no pára-choques e o desenho interior das luzes foi revisto.

No interior, materiais e acabamentos são de alta qualidade e todas as mais modernas tecnologias de segurança e assistência à condução estão presentes. Podem, no entanto, variar de acordo com os níveis de acabamento: Business, Executive, Executive+, F Sport, F Sport+ e Luxury.

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A variante F Sport tem um design exterior mais marcante e um interior mais equipado e exclusivo com inserções e pedais em alumínio.

O sistema de propulsão não traz novidades. O IS 300h está equipado com a tecnologia híbrida que combina um motor eléctrico de 143 cv com outro a gasolina de 2.5 litros de quatro cilindros e 181 cv. Tudo somado, dá uma potência de 223 cv, que é distribuída às rodas através de uma caixa de variação contínua (E-CVT).

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