pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

"Rally" regressa a Wall Street com melhor dia desde maio. Dow Jones supera 50 mil pontos

Os três índices dispararam mais de 2%, com uma recuperação do setor tecnológico a animar os investidores.

Wall Street
Wall Street AP / Richard Drew
21:18

As ações norte-americanas dispararam na última sessão da semana, à boleia de uma recuperação das tecnológicas após vários dias de fortes quedas no setor e da descida da bitcoin, que chegou a ficar abaixo dos 61 mil dólares.

Os investidores aproveitaram a queda das ações para comprar a um preço baixo, dando a Wall Street o melhor dia desde maio. O arranque da semana foi turbulento, depois de uma nova ferramenta de automação de inteligência artificial da Anthropic ter provocado uma queda de 285 mil milhões de dólares nas ações ligadas a software, serviços financeiros e gestão de ativos na terça-feira, dando início a uma sequência de três sessões de queda, já que os investidores mostraram preocupação com a disrupção da IA.

Além disso, os planos de investimento avultados de algumas gigantes de tecnologia em inteligência artificial, como a Amazon, a Nvidia e a Alphabet, assustaram o mercado, provocando um sentimento de aversão ao risco. 

A recuperação desta sexta-feira é um "evento de calibração normal e saudável", dizem os analistas consultados pela Bloomberg. Mark Hackett, da Nationwide, afirmou que "neste momento, o ambiente macroeconómico e de resultados permanece encorajador, sugerindo que se trata mais de uma mudança de posicionamento e uma pausa técnica do que uma rutura fundamental".

“Se não são os choques geopolíticos que a abalar os mercados, é a inteligência artificial, seja porque a IA é uma bolha, ou porque definitivamente não é, mas causará estragos em todos os modelos de negócios e no mercado de trabalho”, disse Daniel Morris, estratega-chefe de mercado da BNP Paribas Asset Management. Os analistas destacam ainda a importância de ter uma carteira de investimentos diversificada.

Neste contexto, o S&P 500 saltou 2,11% para 6.941,2 pontos, o tecnológico Nasdaq Composite pulou 2,18% para 23.031,21 pontos e o industrial Dow Jones subiu 2,47% para 50.115,67 pontos, ultrapassando a fasquia dos 50 mil pontos pela primeira vez. 

Mesmo com a recuperação desta sexta-feira, o S&P 500 ainda perdeu 0,56% na semana, enquanto o Nasdaq recuou 2,38%. O Dow Jones, por sua vez, valorizou 1,43%. 

O mercado reagiu ainda à melhoria do índice da confiança do consumidor, que subiu para o melhor nível em seis meses.

Entre os principais movimentos de mercado, a Nvidia subiu 7,87% para 185,41 dólares por ação, depois de o CEO da cotada mais valiosa do mundo ter afirmado que o investimento que a empresa vai fazer em IA é legítimo e possível, já que a procura é "incrivelmente elevada", reassegurando os investidores. 

Para trás no otimismo ficaram a Amazon e a Alphabet, que perderam 5,55% e 2,48%, respetivamente.

Já a Broadcom somou 7%, a Oracle ganhou 4,65% e a Palantir Technologies pulou 4,83%. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio