pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

BMW M3 e M4 Coupé: Radicais!

A quinta geração do mítico desportivo M3, que a BMW apresentou na região algarvia, vai chegar ao mercado nacional em duas variantes distintas, a berlina M3 de quatro portas e o M4 Coupé de duas portas. A diferença de preço entre ambos é de 5.000 euros.

07 de Junho de 2014 às 11:03

€99.000

BMW M4 Coupé

€94.000

BMW M3 Sedan

Motor: 6 cilindros em linha, 24 válvulas, injecção directa, gasolina, tecnologia M TwinPower com dois turbocompressores, start/stop

Cilindrada: 2.979cc

Potência: 431cv (5.500-7.300rpm)

Binário: 550Nm (1.850-5.500rpm)

Velocidade máxima: 250km/h

Aceleração 0-100km/h: 4,1 seg.

Tracção: traseira

Transmissão: auto 7 velocidades

Consumo urbano: 11,1l/100km

Consumo extraurbano: 6,7l/100km

Consumo combinado: 8,3l/100km

Emissões CO2: 194g/km (Euro VI)

A quinta geração do mítico desportivo M3, que a BMW apresentou na região algarvia, vai chegar ao mercado nacional em duas variantes distintas, a berlina M3 de quatro portas e o M4 Coupé de duas portas. A diferença de preço entre ambos é de 5.000 euros.

Anteriormente, era possível escolher entre a berlina e o coupé M3, mas com a adopção pela marca alemã de uma nova terminologia, que reserva os números pares para os coupés e os cabriolets, de carroçarias mais desportivas, passa a haver apenas a berlina M3 e, muito provavelmente, num futuro próximo, também a familiar M3 Touring.

Exteriormente, à primeira vista, os dois novos modelos M3 e M4 parecem bem diferentes, mas é tudo mesmo só por fora. Com uma traseira mais proeminente, o M3 apresenta um ar mais musculado e intimidante, enquanto o M4 Coupé, mais alongado e elegante, tem um aspecto mais agressivo.

Os dois modelos partilham, no entanto, as mesmas características técnicas e tecnologias a vários níveis, do chassis aos sistemas de segurança e apoio à condução. E reivindicam desempenhos semelhantes: 4,3 segundos dos 0 aos 100km/h com caixa manual de seis velocidades e 4,1 segundos com a transmissão automática de dupla embraiagem M DKG de sete relações, que conserva a função 'Launch Control' para arranque rápido.

Esta excepcional capacidade de aceleração é uma virtude do motor de 3.0 litros biturbo de seis cilindros em linha e 431cv de potência, que substitui o anterior V8 de 420cv. Com um binário máximo de 550Nm, disponível durante uma ampla faixa de rotações, este bloco supera o seu antecessor (400Nm) em aproximadamente 40%. Em contrapartida, tanto os consumos como as emissões estão cerca de 25% mais baixos.

A velocidade máxima está limitada aos 250km/h, mas com o pacote de equipamento opcional Driver pode ir aos 280km/h.

Mais leve e mais rígido

Segundo a BMW, os novos M3 e M4 Coupé estão mais leves cerca de 80 quilos em comparação ao modelo anterior e em igualdade de equipamento, o que beneficia a eficiência e o comportamento dinâmico. Os novos modelos sofreram uma autêntica cura de emagrecimento através da utilização de materiais mais leves na construção. Entre eles estão, por exemplo, o alumínio em diversos componentes da carroçaria, como é o caso do capot, ou a fibra de carbono no tecto e o carbono no eixo de transmissão. Até mesmo o banco traseiro foi modificado para ganhar seis quilos conservando a mesma modularidade.

O chassis também foi integralmente revisto com eixos aligeirados, mas sobretudo mais rígidos, entre outros componentes.

Mudanças ainda no sistema de direcção. A BMW optou desta vez pela utilização de uma direcção electrónica assistida, que funciona de maneira muito precisa, como podemos constatar nos ensaios dinâmicos que decorreram no autódromo de Portimão. A assistência varia consoante a velocidade e pode ser ajustada pelo condutor em três níveis: Comfort, Sport e Sport+. O mesmo tipo de ajustes para a resposta do acelerador o sistema de suspensão variável.

A tracção é às rodas traseiras e há um diferencial autoblocante activo, parte do equipamento de série, que se encarrega de optimizar a motricidade e garantir uma grande capacidade de tracção. O controlo de estabilidade dispõe de três modos de funcionamento - Ligado, Intermédio (M Dynamic) e desligado.

Ambiente desportivo

No habitáculo, os dois M' seguem as formas básicas do Série 3 e do Série 4, mas o seu aspecto é mais exclusivo e desportivo, com materiais e revestimentos em pele. A lista de equipamento de série é extensa, e alguns dos sistemas, como a projecção de informação no pára-brisas têm funções adicionais. Os travões em carbono e cerâmica são opção.

Negócios em Portimão, a convite da BMW Portugal

Ver comentários
Publicidade
C•Studio