BMW M6 Grand Coupé: Cavalos à solta
A receita é a mesma mas agora com nova aplicação, daí resultando o exuberante BMW M6 Gran Coupé, talvez o mais bonito de todos os modelos da actual gama da marca de Munique.
€162.000
M6 Gran Coupé (apenas 4 portas)
Motor: 8 cilindros em V, 32 válvulas, gasolina, injecção directa, biturbo, intercooler, start/stop
Cilindrada: 4.395cc
Potência máx.: 560cv das 6.000-7.000rpm
Binário máx.: 680Nm das 1.500-5.750rpm
Transmissão: automática M de 7 relações e dupla embraiagem com Drivelogic
Tracção: Traseira
Velocidade máxima: 250km/h (limitada); 305km/h com o M Driver's Package
Aceleração 0-100km/h: 4,2 segundos
Recuperação 80-120km/h em 4ª: 3,6s
Consumo urbano: 14 litros/100km
Consumo extra-urbano: 7,6 litros/100km
Consumo misto: 9,9 litros/100km
Emissões CO2: 232g/km
A receita é a mesma mas agora com nova aplicação, daí resultando o exuberante BMW M6 Gran Coupé, talvez o mais bonito de todos os modelos da actual gama da marca de Munique. E com todos aqueles cavalos à solta (mais de cinco centenas e meia), pode dizer-se que estamos perante um verdadeiro "puro sangue".
Digamos que este novo modelo com a assinatura "M" combina o melhor de dois mundos ao aliar o desempenho do mais "assanhado" dos desportivos com a elegância de linhas, o conforto do habitáculo e o equipamento de uma berlina de luxo. E nem é preciso muito para se perceber a "fera" que está ali.
As generosas tomadas de ar à frente e os guarda-lamas alargados, a dissimularem a maior largura das vias, denunciam logo o seu carácter. Depois, são as jantes específicas "M" de 20 polegadas, com as enormes maxilas douradas "agarradas" aos discos de cerâmica nas rodas dianteiras, a comporem o "ramo", enquanto na traseira sobressaem as duas saídas de escape duplas e o difusor em material sintético reforçado com fibra de carbono.
Como se tudo isto não bastasse para o diferenciar do resto da gama, este novo BMW M6 Gran Coupé realça ainda mais a sua componente desportiva ao apresentar um tejadilho em material sintético reforçado com fibra de carbono. Porém, há mais alguns pormenores em que se distingue, como os faróis LED (de série) com orientação do feixe de luz segundo o traçado das curvas e a característica grelha da BMW, em que sobressaem as barras verticais duplas.
Por dentro, revela-se pelo ambiente de requinte e elegância que transmite, bem patente na qualidade irrepreensível dos revestimentos na melhor pele Merino. Nos lugares da frente, condutor e acompanhante dispõem de bancos desportivos específicos "M" com sistema integrado de guias do cinto de segurança. Atrás, são propostos apenas dois cómodos assentos. O terceiro lugar, central, não é recomendável para deslocações longas.
Posto isto, resta saber o que de mais essencial tem este BMW M6 Gran Coupé, o que justifica uma aerodinâmica tão elaborada e tantos outros detalhes que estão directamente relacionados com as suas qualidades técnicas, como a necessidade de maior refrigeração, geometria do chassis, peso equilibrado, etc.
Mas isso só se descobre quando nos sentamos ao volante e accionamos o botão de arranque do motor, esse mesmo, o "coração" desta máquina infernal que mais não é do que um magnífico V8 biturbo, a gasolina, de 4.4 litros e que debita qualquer coisa como 560cv às 7.200rpm, estando a sua potência máxima disponível entre as 6.000 e as 7.000rpm. Se ainda assim estes valores não impressionam, então há que acrescentar o binário máximo de 680Nm entre as 1.500 e as 5.750rpm.
Toda esta potência é transmitida às rodas traseiras através de uma caixa automática de sete velocidades e dupla embraiagem, com Drivelogic. O sistema de controlo electrónico selecciona a mudança que oferece a melhor capacidade de tracção e, além disso, permite dispor de uma função de arranque, denominado "launch control", através do qual é possível acelerar ao máximo desde parado.
Contudo, também inclui a função "Low Speed Assistance" para possibilitar um bom nível de conforto numa condução normal, por exemplo, no trânsito citadino. E para poupar combustível, tem a função "start/stop".
Pudemos comprovas as reais capacidades e qualidades deste M6 Gran Coupé nas boas estradas dos arredores de Munique. Se numa boa parte do percurso, pelos limites de velocidade, pouco mais pudemos avaliar do que o conforto que oferece, apesar dos seus quase "indomáveis" 560cv, aqui e ali foi possível arriscar um pouco e sentir como se "agarra" ao asfalto, nas curvas, quando se procura atingir os limites... da máquina e do condutor!
No meio disto tudo, só o preço destoa um pouco. Em Portugal custa 162.000 euros, contra 128.800 euros na Alemanha.
Negócios em Munique, a convite da BMW Portugal
Mais lidas