Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Quatro séries para compreender o estado do mundo

As últimas semanas mudaram, radicalmente, a nossa forma de estar no mundo. Fechados nas nossas casas, temos agora oportunidade de refletir sobre o que deixámos lá fora. Quereremos voltar da mesma forma, conhecendo as feridas? Todas as séries estão disponíveis na Netflix.

Wilson Ledo wilsonledo@negocios.pt 01 de Abril de 2020 às 16:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Pandemic: Como Prevenir uma Pandemia. Esta série, lançada em janeiro de 2020, não deixa de ter um lado premonitório. A certa altura, diz-se que uma nova pandemia não é uma questão de "se" mas de "quando". Era "inevitável". E ela chegou logo, com o nome de coronavírus, sem pedir autorização. Este é um trabalho que mostra o que há em comum em fenómenos como o ébola ou a gripe pneumónica: origens, medidas de prevenção, buscas por vacinas. E, acima de tudo, esta fé humana de que tudo passará. Embora o erro se repita, com vários nomes, ao longo dos anos.

Resumindo. Como chegámos a este ponto do mundo? É tempo de olhar para trás e percebemos que caminho temos feito, enquanto sociedade, ao longo das últimas décadas. Esta série de 2018 é ideal para abrir essa reflexão, permitindo depois a conversa em família. Pequenos episódios, com cerca de 20 minutos, ideais para aqueles que continuam a ter dias preenchidos. Da falta de água às dietas que falham, das diferenças salariais entre homens e mulheres à ascensão da roupa desportiva. Cada episódio traz um tema. E, sim, também há um sobre pandemias.



Broken
. Costuma dizer-se que "o barato sai caro". É esse, precisamente, o lema desta série lançada em 2019. Num mundo em que o consumo desenfreado é regra, onde todos querem a última novidade, estes quatro episódios veem mostrar o verdadeiro impacto das nossas escolhas para o planeta. Os episódios sobre móveis e sobre a reciclagem são particularmente esclarecedores. É altura de fazermos escolhas mais sustentáveis. E reduzir, muito. Talvez estes dias em casa nos permitam perceber o que é verdadeiramente essencial.



Podre
. A obrigação de ficar em casa levou milhões de pessoas a protagonizar verdadeiras corridas aos supermercados, um pouco por todo o mundo. Agora, com as despensas cheias, questione-se sobre a origem e o caminho percorrido por esses mesmos produtos. Se tem dúvidas, esta série de 2018 dá-lhe algumas pistas. Num mundo em que a procura aumenta a cada dia, a oferta tem de encontrar novos mecanismos para agradar. Nos bastidores há, muitas vezes, negócios sujos, exploração humana e animal, a asfixia de milhares de pequenos negócios tradicionais.

 

Ver comentários
Saber mais Netflix pandemia cultura em casa cultura Pandemic Broken Rotten Explained televisão entretenimento
Mais lidas
Outras Notícias