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smart fortwo e forfour: Para 2 e para 4!

Desde que foi lançada a primeira geração do Smart, em 1998, e mais tarde a segunda geração, em 2007, mais de 1.6 milhões de unidades foram comercializadas no mundo.

10 de Janeiro de 2015 às 10:05

€10.950

Smart Fortwo Coupé, 71cv

Motor: traseiro transversal, alumínio, 3 cilindros em linha, 16 válvulas, injecção a gasolina, start/stop

Cilindrada: 999cc

Potência: 71cv às 6.000rpm

Binário: 91Nm às 2.850rpm

Velocidade máxima: 151km/h, limitada electronicamente

Aceleração 0-100km/h: 14,9 seg.

Tracção: traseira

Transmissão: manual 5 velocidades

Consumo urbano: 4,9l/100km

Cons. extra-urbano: 3,7l/100km

Consumo combinado: 4,1l/100km

Emissões CO2: 93g/km (Euro VI)

Outras versões:

- Fortwo Coupé 61cv - €10.150

- Fortwo Coupé 90cv - €13.250

- Forfour 71cv - €11.950

Desde que foi lançada a primeira geração do Smart, em 1998, e mais tarde a segunda geração, em 2007, mais de 1.6 milhões de unidades foram comercializadas no mundo. Símbolo das cidades e da mobilidade em geral, o icónico modelo da marca alemã do grupo Daimler, garantiu em Portugal cerca de 30 mil vendas.

O projecto Smart nasceu no início da década de 90, fruto de uma parceria entre a relojoeira Swatch e a Mercedes-Benz. Inicialmente, a aposta da Smart centrou-se na construção de um veículo micro compacto de dois lugares, medindo pouco mais de dois metros e meio de comprimento, fácil de conduzir e de estacionar, que foi baptizado Fortwo.

Com o correr dos anos, no entanto, surgiram outras variantes: o Fortwo Cabrio, o mais potente Fortwo Brabus, uma versão Roadster (que deixou de ser fabricada), o excêntrico Crossblade e, finalmente, a versão Forfour de quatro lugares. Mais recentemente, a Smart expandiu o seu portfólio com um Fortwo eléctrico e uma bicicleta (ebike) igualmente de propulsão eléctrica.

Mais automóvel

Dezasseis anos depois, com a cumplicidade da Renault, devido à sua aliança com a Mercedes-Benz, a Smart lança a terceira geração do Fortwo e do Forfour, mantendo o conceito original, mas com melhoramentos significativos e mais adaptado às novas realidades do mercado: em termos de motorizações, de consumos e emissões, de equipamento de segurança e de apoio à condução e, não menos importante, de preços - na versão de entrada, o Fortwo custa 10.150 euros e o quatro lugares Forfour mais mil euros (11.150 euros).

Exteriormente, apesar das naturais semelhanças, a nova geração Smart é bem diferente das primeiras gerações. Com 2,69m o Fortwo e 3,49m o Forfour, os dois novos modelos distinguem-se pelo "design" mais proeminente do capot, que alberga o radiador, a bateria e os depósitos do líquido dos travões e de água do limpa-vidros. Entre ambos, a principal diferença está no perfil mais alongado e no número de portas. O motor mantém-se atrás.

De aspecto mais musculado, a parte dianteira do novo Smart ostenta uma grelha principal com o logótipo tridimensional ao centro, e uma segunda grelha de refrigeração na parte inferior, com uma estrutura alveolar. Os grupos ópticos surgem com a configuração de um losango arredondado e integram as luzes diurnas de LED em U, que marcam a assinatura visual do novo Smart. Atrás, os farolins têm a forma quadrangular e são constituídos por cubos luminosos em círculo, que criam um "design" nocturno característico.

No interior, espaçoso e confortável, o tablier e os painéis centrais das portas têm coberturas extensas de tecido de qualidade, agradável ao toque. O painel de instrumentos recebe em posição central os indicadores de velocidade e de aviso, bem legíveis, enquanto na parte superior da consola o sistema de informação e entretenimento, com o rádio e a navegação, tem a forma de um "tablet". A unidade de controlo do ar condicionado, posicionada centralmente, tem uma aparência pouco habitual: a temperatura pode ser definida numa escala com a ajuda de uma lupa.

Motorizações

Na fase de lançamento, estão disponíveis dois propulsores tricilíndricos a gasolina de 71 e de 90cv. Mais tarde haverá um bloco a gasolina de 61cv. Todos são de origem Renault, idênticos aos que equipam o Twingo e podem ter caixa manual de cinco velocidades ou automática de seis relações com dupla embraiagem. A motorização Diesel deixa de ser desenvolvida. Já as variantes Fortwo Cabrio e Brabus são esperadas este ano e em 2016.

A Smart propõe três linhas de equipamento (Passion, Prime e Proxy) e um vasto leque de opcionais. Contudo, mesmo na versão de entrada, os dois modelos oferecem um conjunto global de funcionalidades de segurança e conforto, que inclui o fecho centralizado, o "cruise control", a direcção assistida e o computador de bordo, entre outras. 

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