Aumento de acidentes com condutores sem seguro "preocupa" presidente da ASF
Gabriel Bernardino explica, em entrevista ao Negócios e Antena 1, que os preços dos seguros tanto de saúde como automóvel vão aumentar em 2026 devido à inflação nestas áreas.
- 1
- ...
O presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), Gabriel Bernardino, está preocupado com o agravamento do número de acidentes de condutores sem seguro automóvel. Em entrevista ao Negócios e à Antena 1, revela que o número de participações ao fundo de garantia automóvel aumentou 23% no total do ano passado e, este ano, já vai com um acréscimo de 9%.
Apesar de indicar que este salto ainda está a ser analisado, Gabriel Bernardino admite que a tendência poderá estar associada às entregas ao domicilio. A ASF está, nesse sentido, a preparar uma campanha de sensibilização para a necessidade de ter seguro automóvel.
O líder do supervisor, que assumiu funções em setembro e que acaba de apresentar o novo plano estratégico para o período 2026-2028, considera que a subida dos preços dos seguros automóvel e de saúde está associado à inflação nestes setores. Ainda assim, Gabriel Bernardino assume estar preocupado com o futuro, especialmente se, para fazer face aos custos, as seguradoras reduzirem as comparticipações dos seguros de saúde.
Mais lidas